Ensino

UPF realiza Semana de Formação Docente

28/07/2020

17:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividades, voltadas aos professores da Instituição, ocorrem de 3 a 7 de agosto

Pensando em capacitar ainda mais o corpo docente e enfrentar as novas realidades, a Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, de 03 a 07 de agosto, a Semana de Formação Docente Online. Para participar, os professores precisam acessar o curso Experiência Online no Moodle, onde estarão disponíveis os materiais a serem trabalhados na formação, assim como os links de acesso aos encontros. As atividades ocorrerão das 19h às 21h, em caráter obrigatório para todos os docentes da UPF, exceto aqueles que estão em férias ou em licença. 

Para a professora Dra. Eliara Riasyk Porto, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), a Universidade vem, ao longo dos anos, investindo na formação do quadro docente se utilizando de recursos digitais e metodologias variadas, buscando compreender e inserir na rotina das salas de aula todo potencial oferecido no auxílio à docência. “Esse fato permitiu que muitos professores tivessem maior facilidade para o enfrentamento da crise que gerou a necessidade do uso de aulas remotas. Porém, o desafio continua, pois existe um universo vasto de possibilidades que tem proporcionado a atualização pedagógica de muitos docentes. Ainda assim é necessário adaptar ao contexto de cada disciplina e professor para garantir a aprendizagem e não somente a entrega de conteúdos”, destacou, pontuando que a Semana de Formação Docente Online visa mostrar na prática como algumas atividades podem ser desenvolvidas com os acadêmicos, respondendo a demanda discente e dos próprios professores, identificadas nas últimas avaliações realizadas e encontros online.

A Semana de Formação é composta de um encontro docente e quatro oficinas de formação. De acordo com Eliara, o encontro é realizado com todos os professores da Instituição de forma online, com o objetivo de passar as instruções sobre a formação e normativas pedagógicas para o segundo semestre, assim como os resultados das avaliações realizadas no primeiro semestre. Já as oficinas possuem temas como plano de aula, criação de conteúdos e avaliação, que visam responder às dúvidas percebidas no primeiro semestre e trazer novas abordagens para que o docente possa aprimorar as atividades de aula para o segundo semestre. “Com isso esperamos que o corpo docente se sinta melhor preparado não somente para este período, mas como para o futuro da docência”, concluiu.