Ensino

PPGEdu realiza atividades com acadêmicos dos mestrados e doutorados

02/02/2026

10:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Desde o dia 26 de janeiro até a próxima sexta-feira, 6 de fevereiro, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebe as novas turmas de mestrado e doutorado 2025/2, dando continuidade às atividades acadêmicas do semestre. Nessa etapa, são desenvolvidas as disciplinas obrigatórias de Pesquisa em Educação (Mestrado), Seminário de Pesquisa (Doutorado) e Processos Socioeducativos e Políticos em Sociedades Complexas (Doutorado). Além dos ingressantes, também participam de encontros presenciais na UPF os doutorandos da turma 2024/2, envolvidos em atividades relacionadas ao Seminário de Tese.

Na quinta-feira, 29 de janeiro, o grupo participou de uma reunião de acolhida no auditório do Programa, com falas da coordenadora Cleci Werner da Rosa, do vice coordenador Cláudio Dalbosco e do professor Altair Fávero, coordenador dos estágios em docência universitária. As intervenções destacaram o caráter de universidade comunitária da UPF e sua inserção social, evidenciada por meio da pesquisa acadêmica, além de provocar a reflexão dos discentes sobre o sentido social do fazer científico, a partir do questionamento apresentado pelo professor Dalbosco: “Qual o significado do que fazemos para nossa sociedade e para a escola?”

Além desses aspectos, foi ressaltada a manutenção do conceito 5 atribuído pela Capes ao PPGEdu, evidenciando a evolução do Programa em diferentes dimensões ao longo dos últimos quadriênios avaliativos. Destacou-se, ainda, o compromisso coletivo de docentes e discentes com a qualificação contínua e com a busca pelo conceito 6, com ênfase no fortalecimento da internacionalização, área na qual já vêm sendo desenvolvidas ações concretas, como o doutorado sanduíche da doutoranda Rutiele Tonello, a ser realizado nos próximos meses em Tandil, na Argentina.

A fala de encerramento ressaltou o 3º lugar da Universidade, na categoria privada, no âmbito estadual e o 6º lugar em nível nacional, reforçando a relevância institucional da UPF. Também foi enfatizada a importância da participação em eventos científicos, a exemplo da ANPEd, como espaço de socialização da produção acadêmica e fortalecimento da formação dos pesquisadores. Na ocasião, a professora Cleci Werner apresentou ainda os aspectos estruturais dos cursos de mestrado e doutorado, contribuindo para a organização acadêmica e percurso formativo dos discentes.
 

INSCREVA-SE