Extensão

UPF realiza diversos cursos de extensão durante as férias

02/01/2019

11:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece vários cursos de extensão no período de férias, tais como “Sociologia 2”, “A teoria de Pierre Bourdieu: campo, habitus, capital e violência simbólica”, “Otimizando e planejando o setor gastronômico”, “Fake news, esfera pública e comunicação na sociedade do espetáculo”, “Introdução à ciência política. Parte I - Os clássicos: Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau” e “Capacitação para excelência no serviço de hospitalidade”. Confira mais detalhes sobre as formações:

Sociologia 2
O curso, que será realizado de 3 a 9 de janeiro, com duas turmas independentes, visa oportunizar uma experiência de imersão na produção de conhecimentos e pesquisas teóricas no campo das Ciências Sociais. As atividades acontecerão na sala 223 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), das 13h às 18h, e na sala 4 da pós, na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I da UPF, das 18h às 22h. As inscrições devem ser feitas aqui, para a tarde, e aqui, para a noite.

A teoria de Pierre Bourdieu: campo, habitus, capital e violência simbólica
Qualificar profissionais e estudantes para a compreensão da sociedade através dos conceitos do sociólogo francês Pierre Bourdieu é o propósito do curso de extensão “A teoria de Pierre Bourdieu: campo, habitus, capital e violência simbólica”. Ele será realizado nesta sexta-feira, 4 de janeiro, das 13h30min às 17h30min e das 19h20min às 22h35min, na sala 109 da Feac, Campus I. Interessados em participar devem se inscrever no Sistema de inscrições UPF.

Otimizando e planejando o setor gastronômico
Capacitar os participantes para encontrar maior facilidade para atuar no mercado competitivo da gastronomia, aprimorando suas atitudes e comportamentos, e atingir o perfil esperado pelo mercado são os objetivos do curso de extensão “Otimizando e planejando o setor gastronômico”. Ele acontecerá de 7 a 10 de janeiro, das 19h às 22h, na Feac, Campus I. A programação da formação envolverá questões sobre planejamento e gestão de cardápios, e gestão financeira para negócios em alimentação. As inscrições para o curso já foram encerradas.

Fake news, esfera pública e comunicação na sociedade do espetáculo
A formação objetiva compreender o surgimento das fake news e instrumentalizar os participantes na identificação das fake news e nos meios de combatê-la. As atividades ocorrerão de 7 a 10 de janeiro, das 14h às 17h35min, na sala 201 da Faculdade de Medicina (FM), Campus II. Ministrarão o curso o professor Vinícius Rauber e Souza e professores convidados. O conteúdo programático envolve quatro módulos:  Módulo 1: O nascimento da esfera pública e a sociedade da informação; Módulo 2: A sociedade do espetáculo e a mídia na indústria cultural; Módulo 3: A história das fake news e as fake news na história; Módulo 4: Como entender e enfrentar as fake news: métodos e abordagens. As inscrições estão abertas até o dia 4 de janeiro e podem ser efetuadas no Sistema de inscrições UPF.

Introdução à ciência política. Parte I - Os clássicos: Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau
O curso visa qualificar profissionais e estudantes para a compreensão de processos políticos. Direcionado à profissionais de psicologia, jornalismo, publicidade, economia, administração, direito, professores de história, letras, geografia e filosofia, a formação acontece no período de 7 a 10 de janeiro, das 19h20min às 22h35min, na sala 105 da Feac, Campus I. As aulas abordarão os seguintes conteúdos: O Estado Moderno: a sua gênese e porque ler os clássicos; Nicolau Maquiavel: o nascimento da política moderna;  John Locke e Thomas Hobbes: sociedade, individuo e Estado; e Jean-Jacques Rousseau: a sociedade e a crítica revolucionária. Interessados em participar podem se inscrever pelo Sistema de inscrições UPF.

Capacitação para excelência no serviço de hospitalidade
O curso de extensão “Capacitação para excelência no serviço de hospitalidade” tem o propósito de capacitar o participante para encontrar maior facilidade para atuar no mercado competitivo da Hospitalidade, aprimorando suas atitudes e comportamentos, além de atingir o perfil esperado pelo mercado. A formação será realizada nas dependências da Feac, Campus I, de 14 a 16 de janeiro, das 19h às 22h. Temas como hospitalidade, atendimento ao cliente, normas de convívio em sociedade, mecanismos de reconhecimento sensorial, multiculturalidade, entre outros, devem ser abordados nos encontros. As inscrições para o curso já foram encerradas.

Mais informações podem ser encontradas no endereço eletrônico https://www.upf.br/comunicacao/agenda/curso-de-extensao.