Extensão

UPF integra organização do IV Seminário sobre a Sustentabilidade da Araucária

05/04/2024

16:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Programado para ocorrer de 7 a 10 de maio, o IV Seminário sobre a Sustentabilidade da Araucária é organizado por diversas instituições de ensino superior com área de atuação no sul e sudeste de Santa Catarina e norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Entre elas, a Universidade de Passo Fundo (UPF), referência na pesquisa com o projeto Papagaio Charão. As atividades serão realizadas em Lages, Santa Catarina. A programação pode ser conferida aqui.

O encontro tem como objetivo socializar e difundir conhecimentos científicos sobre as cadeias produtivas da Araucária, além da conservação, sustentabilidade e biodiversidade da fauna silvestre de Florestas com Araucárias. Para isso, a programação abordará estratégias de manejo para sua conservação, pesquisa e inovação, políticas públicas na busca de um melhor cenário futuro para as Florestas com Araucárias. O tema para este ano será A Floresta com Araucárias e a conservação da fauna silvestre.

As ações são voltadas para estudantes, professores e pesquisadores dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior inseridas em ambientes com Floresta Ombrófila Mista. Durante os dias serão realizadas palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos técnicos dentro da temática da conservação da Floresta com Araucárias (inovação para o sistema de produção e o pinhão como promotor de renda, bem-estar e sustentabilidade) e da Fauna Silvestre que mantém interações com este ecossistema.

Além da UPF, integram a organização instituições como a UNIPLAC, UDESC-Campus Lages, Instituto Federal-Campus Urupema, UFSC, Embrapa Florestas, Universidade Federal do Paraná, Projeto Charão (AMA/UPF) e INTA/Argentina. O projeto também conta com o apoio dos órgãos ambientais estaduais como o IMA/SC e a SEMA/RS, e do órgão federal ICMBio/Cemave, bem como do poder público municipal do município de Urupema/SC.