Extensão

UPF promove oficina sobre educação financeira para colaboradores da Leão XIII

27/09/2017

11:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do projeto de extensão “Educação financeira, endividamento e gestão das finanças pessoais”, promoveu, na terça-feira, 26 de setembro, uma oficina pedagógica para os colaboradores da Assistência Social Diocesana Leão XIII de Passo Fundo. A atividade integrou as ações socioeducativas desenvolvidas na Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) organizada pela entidade.

A oficina foi ministrada pelo coordenador do projeto, professor Dr. Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos, contando com a colaboração da professora Amanda Guareschi, do curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Ciência Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), e da acadêmica Gabriela Fontoura de Godoi, que é bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e de Assuntos Comunitários (Paidex) da UPF.

De acordo com o professor Campos, a iniciativa pedagógica está relacionada às propostas da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), instituída em dezembro de 2010, por meio do Decreto Presidencial nº 7.397. “A Enef é uma política pública de âmbito nacional que reconhece a educação financeira como ferramenta de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão e de promoção da estabilidade, concorrência e eficiência do sistema financeiro do país visando consolidar a cidadania financeira. Para dar suporte às ações desse programa, foi instituída a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), que, por sua vez, é a organização responsável pela coordenação e execução dos projetos da Enef em todo o país”, explicou o professor.

Metodologia de trabalho

A metodologia desenvolvida, segundo o professor Campos, tem como referência o desenvolvimento de oficinas de formação e capacitação de colaboradores. A abordagem da educação financeira proporciona a tematização de noções básicas de economia e também de gestão das finanças pessoais necessárias ao aprimoramento do planejamento do orçamento doméstico.

O projeto de Educação financeira conta também com o apoio da empresa XPF Investimentos e da Feac Jr. (Jovens Talentos Empreendedores da Feac).