Ensino

UPF oferece atendimento gratuito a mais de mil pacientes por mês

31/10/2017

14:35

Por: Jéssica França

Fotos: Gelsoli Casagrande

Ambulatório Central da Universidade de Passo Fundo, que atua em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde, oferece atendimento em diferentes especialidades médicas

A Universidade de Passo Fundo (UPF) tem como missão o compromisso com a comunidade, promovendo ações que contribuem para o atendimento e o desenvolvimento de Passo Fundo e região. Por meio da Faculdade de Medicina (FM), a UPF mantém, desde o ano de 1993, o Ambulatório Central, localizado junto ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), onde, gratuitamente, são atendidos mais de mil pacientes por mês. 

De acordo com o diretor da FM, o professor Dr. Gilberto Bortolini, o trabalho é realizado de forma humanizada, qualificando os atendimentos médicos em diferentes espaços. Os trabalhos são voltados a diferentes especialidades, tais como clínica médica, cirúrgica (com realização de pequenos procedimentos), otorrinolaringologista, gastroenterologia, neurologia, nefrologia, urologia, reumatologia, dermatologia, pneumologia, ginecologia, cardiologia, vascular, psiquiatria, oftalmologia, hematologia e pediatria. “O ambulatório oferece à comunidade atendimento acadêmico realizado pelo aluno e orientado pelo professor nas diversas áreas, muitas destas indisponíveis nos Cais dos bairros”, destacou a enfermeira e gestora do Ambulatório Afeifi S. de Moraes.

Atendimentos

Segundo a enfermeira Afeifi, são atendidos mensalmente em torno de 1200 pacientes por mês no Ambulatório Central da UPF, e um diferencial do espaço é o de que, em clínica, pediatria, pequenas cirurgias e ginecologia, não é necessário encaminhamento prévio. Para as demais especialidades, no entanto, é necessário um encaminhamento médico. “A documentação necessária para realizar o agendamento é a apresentação do cartão SUS, RG e comprovante de que reside em Passo Fundo, pois são atendidos somente pacientes da cidade”, explicou. 

Os atendimentos são realizados pelos professores da Universidade e o Ambulatório Central funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h30min às 17h. Os agendamentos devem ser realizados via contato telefônico com a Secretaria Municipal de Saúde ou pessoalmente em qualquer unidade de saúde e no próprio ambulatório, com a solicitação da especialidade e o local de atendimento. “Foi realizado um convênio entre  a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital São Vivente de Paulo (HSVP) e a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) para prestação de atendimento à comunidade. A Universidade oferece o espaço físico e responsabiliza-se por professores e funcionários; o HSVP realiza os exames encaminhados pelo ambulatório e a Secretaria da Saúde repassa para o hospital os valores”, ressaltou Bortolini.

 

Trabalho na prática 

Com currículo inovador, o curso de Medicina da UPF se posiciona como um dos mais modernos e atuantes do Brasil. Entre os serviços vinculados ao curso, além do Ambulatório Central, são prestados atendimentos em Unidades Básicas de Saúde e nos hospitais de referência, sempre com a supervisão dos professores.

Vestibular de Verão UPF

A UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2018 para ingresso em cursos de graduação na modalidade presencial. Nesta edição, estão sendo oferecidos 58 opções de cursos em Passo Fundo e cursos nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. 

A inscrição deve ser feita via internet, pelo site vestibular.upf.br, até o dia 13 de novembro. A prova, que acontece no dia 18 de novembro, está dividida em dois grupos: 1 e 2. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, e os candidatos aos cursos do Grupo 2 farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. A prova do Grupo 1 será das 14h às 15h30min, e as do Grupo 2, das 14h às 19h.