UPF marca presença no IV Simpósio da Rede Latino-Americana de Peixes-Zebra (LAZEN) e no III Simpósio “O zebrafish como modelo animal de pesquisa”
12/12/2016
11:40
Por: Caroline Simor
Fotos: Divulgação
Realizado na PUCRS nos dias 9 e 10 de dezembro, o IV Simpósio da Rede Latino Americana de Peixes-Zebra (LAZEN) e III Simpósio “O zebrafish como modelo animal de pesquisa” movimentou pesquisadores, alunos e professores. A Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve representada pelo vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Leonardo José Gil Barcellos; além dos professores da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) Me. Heloísa Barcellos e Me. Renan Idalencio; da professora Dra. Ana Cristina Giacomini, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); dos egressos Murilo Abreu e Thiago Oliveira, e da Me. Fabiana Kalichak, todos doutorandos pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); além dos alunos de graduação Cristiane Variani (Medicina Veterinária) e Rodrigo Zanandrea (Farmácia).
O programa incluiu palestras e mesas redondas com cientistas internacionais e nacionais, além de jovens investigadores, com o objetivo de discutir grandes temas e tecnologias relacionadas ao uso do zebrafish como modelo em diversas áreas da pesquisa. A UPF apresentou vários trabalhos.
Segundo Barcellos, o evento seguiu a tendência do Simpósio realizado na UPF em 2015. “Tivemos a oportunidade de trocar experiências, apresentar nossas pesquisas e visualizar como nosso trabalho está sendo reconhecido. Entre os contatos mais importantes, tem destaque o feito com o pesquisador Allan Kalueff, que atua em universidades americanas, russa e chinesas e é nosso parceiro e coautor em diversos estudos”, ressaltou. Barcellos ainda pontuou ser extremamente positivo o contato dos alunos de graduação e pós-graduação com o que há de mais avançado na área.
A equipe também trocou informações com Darlan Gusso, egresso da UPF e mestrando na PUCRS; com Nathana Mezzomo e com o professor Denis Rosemberg, da UFSM.
O evento foi aberto à comunidade científica e recebeu alunos de todos os níveis e profissionais de diferentes áreas, trabalhando ou não com peixe-zebra.
Na cerimônia de encerramento, foi comunicado que, em 2017, ocorrerá, na Unesp de Botucatú, o IV Simpósio “O zebrafish como modelo animal de pesquisa”, sob a coordenação do professor Dr. Danillo Pinhal e com a participação da UPF em sua promoção.
Notícias relacionadas