Universidade

Creati UPF celebra 35 anos com jantar e baile de coroação das novas soberanas

18/11/2025

16:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Há 35 anos, a Universidade de Passo Fundo (UPF) iniciava as primeiras ações voltadas à atenção e ao cuidado das pessoas idosas no município. A percepção de que o envelhecimento humano merecia atenção específica levou à realização do primeiro Seminário Regional da Terceira Idade, em novembro de 1990, que reuniu centenas de participantes e confirmou a necessidade de ações permanentes voltadas a esse público. Foi nesse contexto que nasceu o Centro de Referência e Atenção ao Idoso (Creati) que se consolidou como referência na promoção da convivência, da aprendizagem e do bem-estar das pessoas idosas. A trajetória de 35 anos do Creati UPF foi celebrada nessa sexta-feira, 14 de novembro, em um jantar baile no CTG Lalau Miranda que reuniu alunos, familiares e a comunidade.

Durante a abertura do evento, o diretor de Negócios da UPF, Iziquiel Cecchin, destacou a importância do Creati para a Universidade e para a região. Ele lembrou que momentos como esse representam a missão institucional de acolher e acompanhar estudantes em todas as fases da vida. “Para a Universidade, isso representa a nossa missão, que passa pela formação dos pequenos, dos adolescentes, dos jovens adultos e também da melhor idade”, afirmou Iziquiel, ao reforçar o papel da comunidade e dos professores na consolidação do projeto ao longo dos anos. “O Creati é um espaço onde experiências de vida se encontram. Hoje, comemoramos 35 anos e também o início de um novo capítulo. Sintam-se sempre em casa na Universidade de Passo Fundo, porque afinal, ela é e sempre será de vocês”, completou.

O coordenador do Creati, Diego Piva, destacou a alegria de celebrar mais um capítulo da história do Centro. “Tivemos momentos desafiadores ao longo da nossa trajetória, mas o mais bonito foi perceber como permanecemos unidos. Mesmo quando precisamos adaptar as atividades, durante a pandemia, seguimos conectados, mantendo nosso vínculo e nossa energia. Muitos de vocês continuaram participando, acreditando no trabalho e na força do Creati e hoje é uma alegria enorme estarmos aqui, juntos, comemorando essa data tão especial”, afirmou Diego.

A noite também foi marcada pela passagem das faixas e coroação da nova rainha do Creati para o período 2026/2027. As soberanas que representarão o Centro pelos próximo dois anos são: Eroni de Fátima Santi Dengo (rainha), Marisa Maria Covatti dos Santos (princesa), Neiva Cecília Laimer Lóss (princesa) e Jois Maria Martini Frighetto (miss simpatia). Durante o jantar baile foram homenageados o professor Agostinho Both, um dos idealizadores do Creati, o atual coordenador, Diego Piva, professores e as seis alunas mais antigas, que participam das oficinas há mais de 30 anos.

INSCREVA-SE