Extensão

Uma universidade viva, plural e com olhos na extensão

21/03/2019

14:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

VI Seminário Integrador reúne professores, acadêmicos e funcionários para refletir sobre a curricularização da extensão

A sexta edição do Seminário Integrador promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e da Equipe da Divisão de Extensão, traz ao debate a “Curricularização da extensão: desafios para uma pedagogia universitária”. Voltado para professores, acadêmicos e funcionários extensionistas, o evento se propõe a debater e a refletir sobre temas atuais da sociedade e a importância de se constituir uma universidade ativa. As atividades tiveram início na manhã desta quinta-feira (21), no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), e seguem nas salas de aula da Faculdade de Educação (Faed), Campus I. 

Entre os objetivos do encontro, está a promoção de reflexões sobre as experiências proporcionadas e compartilhadas na extensão universitária. Para a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a iniciativa é fundamental para a prática universitária. Feliz por poder compartilhar, agora enquanto reitora, da realização de eventos da área da extensão, ela destacou que a UPF é referência e tem buscado qualificar suas ações. “Esse evento é a cara da extensão da Universidade, tendo essa sensibilidade de olhar para os temas que estão no meio da sociedade, trazendo-os para a sala de aula. Para mim, é um momento muito emocionante, visto que comecei os seminários. É um encontro que envolve muito os estudantes e que os coloca como protagonistas do processo de construção das atividades. Mostra uma universidade viva, ativa, diferente e que se reinventa todos os dias”, destacou.

Para o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, o evento valoriza a extensão desenvolvida na UPF, assim como as experiências e as vivências, proporcionando momentos de integração e imersão. “Esse é um momento muito importante, pois estamos recebendo os novos extensionistas e, também, porque aqui, além dos acadêmicos, estão os professores que coordenam projetos e programas e isso é fundamental para que possamos desenvolver os trabalhos ao longo do ano. Também é importante por colocar em discussão a curricularização da extensão, dentro da nova normativa do próprio Ministério da Educação, além de ser um espaço vivo de troca de experiências e vivências”, frisou.

O Seminário também prepara para a Jornada de Extensão do Mercosul (JEM) e o Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias (Forext). 

A atividade contou com uma intervenção poética do grupo Bando de Literatura e com uma exposição, organizada pelos acadêmicos do curso Artes da Faculdade de Artes e Comunicação, sob a coordenação da professora Me. Mariane Loch Sbeghen.
 

Galeria de Vídeos