Ensino

Uma forma de prevenir a depressão

22/04/2019

09:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Projeto vencedor do Startup Day UPF 2019 objetiva realizar a previsão dos sintomas e indícios da doença que atinge grande parte da população

Um software que efetuará a predição dos sintomas e indícios da depressão, de forma a auxiliar na prevenção da doença, é o propósito do projeto “Sistema Comma, para prevenção ao suicídio e incentivo à saúde mental”. A ideia foi desenvolvida pela equipe Atlantis, campeã do Startup Day UPF 2019. O evento foi realizado nos dias 5 e 6 de abril na Universidade de Passo Fundo (UPF) e reuniu participantes em diversas atividades de inovação e empreendedorismo durante uma maratona de 24 horas de programação.

Formada por egressos da UPF e da UFRGS e por uma acadêmica da UPF, a equipe Atlantis chegou a ideia do projeto com base em dados importantes sobre a depressão. “A questão de saúde mental é um assunto de saúde pública, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Por conta disso, a finalidade consiste em auxiliar na prevenção à essa doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde, é a doença mais incapacitante até 2020”, conta um dos integrantes do grupo, o bacharel em Ciências Contábeis Vinicius Jonatan Dala Giacomassa.

A decisão pela escolha do tema foi tomada em conjunto. “Cada integrante do nosso time pode expor as suas experiências pessoais, contando que colegas, amigos e familiares já foram acometidos por essa doença, e também por ser uma demanda emergente da sociedade atual. Pensamos que a prevenção deveria ser o foco para trabalhar, buscando assim a tecnologia para nos auxiliar no desenvolvimento do projeto e pensando na valorização da vida”, comenta Giacomassa.

Vitória enriquecedora
Como prêmios de campeã do Startup Day 2019, a Atlantis deve pré-incubar o projeto no Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque), participar da final estadual do Circuito Multbiz de Startups, em Porto Alegre, e receber mentoria da Multbiz. Para a equipe, vencer o evento foi uma experiência incrível. “Enfrentamos desafios durante 24 horas, os quais não remeteram só à habilidades intelectuais, mas também físicas e emocionais. A atividade ainda nos proporcionou um contato novo com essa área e com pessoas de diferentes atuações. E com relação a final estadual, será uma grande oportunidade de dissipar essa ideia, tendo em vista o prol maior que a mesma se propõem. relata Giacomassa.

Equipe Atlantis venceu o Startup Day UPF 2019

Além de Vinícius, fazem parte da equipe Atlantis  Taimara Foresti, Vinicius Filippi Toseto, Bruno Henrique Jung Pereira, Taline Pezzini Holdefer, Ana Paula Bona, Eduarda Meinhardt Pinheiro dos Santos, André Luís Bacarin Gobo, Gustavo Fracalossi Boff e Jonas Guerra.

Startup Day
O Startup Day UPF 2019 foi promovido por meio das vice-reitorias de Graduação e de Extensão e Assuntos Comunitários, em parceria com a Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), a Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e o Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), e em conjunto com o Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque). O evento envolveu 198 competidores e, além da UPF, outras instituições de ensino superior, como Ulbra, IFSul Passo Fundo, IFRS Sertão, IFRS Erechim, UFSM, UFPR e UFRGS marcaram presença na atividade.