Pesquisa e Inovação

Um laboratório para novas ideias, produtos e oportunidades

07/06/2022

15:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Empresa SLC Máquinas inaugurou espaço no UPF Parque. Laboratório de Inovação será espaço para a troca de experiências e a descoberta de novas possibilidades para a empresa e a Universidade

Com o objetivo de potencializar ainda mais a ideia de ser um ecossistema de inovação, o UPF Parque tem ampliado o leque de parcerias e isso tem trazido muitos resultados. Exemplo dessa movimentação é o novo Laboratório de Inovação da SLC Máquinas. Empresa do ramo agrícola, a SLC tem conquistado espaços importantes no mercado graças ao pensamento voltado para a tecnologia e desenvolvimento sustentável. Na UPF, eles encontraram o lugar ideal para unir teoria, prática e conhecimento.

O local, que ficará junto ao UPF Parque, contará com ambientes partilhados, espaços para debates e criação de oportunidades, cujo propósito será a simplificação: encontrar soluções para problemas reais do mercado.

Presente na inauguração a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, agradeceu a confiança da empresa em aproximar suas ferramentas de trabalho à academia. Para ela, as mudanças do mundo desafiam empresas, instituições, entidades e órgãos públicos a encontrarem meio para fortalecerem o desenvolvimento de soluções, o fomento da inovação e a inserção de novas tecnologias na sociedade. 

Bernadete lembrou que a Universidade também vive um momento de renovação e modernização. De acordo com a reitora, parcerias como as que permitiram a vinda do Laboratório da SLC para o Parque, fazem com que essa mudança seja vista na prática. “Nós também inauguramos um novo tempo na Universidade e estarmos vivendo esse momento hoje, inaugurando essa parceria aqui no Parque, junto com a SLC, é motivo de muito orgulho para todos nós. Há 54 anos estamos nessa missão de formar pessoas, desenvolver pessoas e investir na capacidade humana. Temos muita honra de termos formado mais de 100 mil pessoas em nossa história. Com essa parceria, teremos ainda mais conexões, trazendo aprendizados das mais diferentes frentes. Um aprendizado que trará inovação para a nossa cidade, nossa região e também para o mundo”, observou.

Com 18 lojas espalhadas pela região norte do Estado, a SLC Máquinas é concessionária John Deere, atendendo 48% dos municípios gaúchos. Para o CEO da empresa, Cláudio Schüür, o laboratório será uma importante ferramenta para desenvolver tecnologias que se irão se conectar com o mundo. Em sua fala, ele também ressaltou o compromisso da empresa na formação de pessoas e na qualificação dos funcionários e colaboradores. “O mais importante para uma empresa não deve ser o lucro, mas o impacto que causa na sociedade. Investir em pessoas, em qualificação, é o que faz surgir novas ideias. Esse centro vai ser espaço para isso e vemos, com essa nova parceria, que a UPF está no rumo certo, junto às empresas que investem no futuro”, ressaltou.

Conforme Schüür, o Laboratório nasce com o objetivo de ser um espaço para a criação de diferentes oportunidades, resolução de problemas, promoção da rentabilidade dos clientes, assim como a movimentação da economia regional e a interação com o conhecimento gerado na Universidade.

Aplicativo para promover soluções
Além do Laboratório, a SLC Máquinas lançou um novo aplicativo que vai permitir, entre outros serviços, que os clientes tenham acesso total ao catalogo de peças, produtos e serviços, além de permitir contato direto com a central de soluções e o controle de Manutenção de máquinas e abastecidas.