Ensino

Turismo e sustentabilidade pautam a Mostra do Conhecimento Integrado

27/09/2017

11:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Atividade movimenta alunos do Integrado UPF nesta quarta e quinta-feira e é aberta à visitação

Em sua 5ª edição, a Mostra do Conhecimento Integrado, promovida pelo Centro de Ensino Médio Integrado da Fundação Universidade de Passo Fundo (Cemi/FUPF), foi criada com o propósito de movimentar os espaços de formação oferecidos para os alunos. Neste ano, a Mostra trouxe como temas a sustentabilidade e o turismo. As atividades acontecem nesta quarta e quinta-feiras, dias 27 e 28, no hall de entrada do Integrado, Campus I. Os trabalhos expostos podem ser vistos pela comunidade acadêmica e geral.

De acordo com o diretor do Integrado, professor Jonir Dalbosco, a atividade tem como objetivo a movimentação de alunos, pais e professores em atividades que promovem a interação, a troca de experiências e o crescimento coletivo. “Nós compreendemos que o aluno precisa estar em movimento, precisa ser o protagonista do seu processo de aprendizagem. Quando o aluno se envolve nesse processo, e o professor faz a sua parte enquanto norteador, o enriquecimento é muito maior. O aluno gosta de fazer parte desse processo. Já não estamos mais no tempo em que o professor transmite e o aluno recebe, e a escola precisa compreender isso”, pontuou.

Além da questão do conhecimento, a Mostra também tem a missão de estreitar laços entre alunos de todos os níveis, juntamente com os professores, funcionários e com os familiares. “Temos a consciência de que é dever da escola desenvolver e estimular essas relações. Além de construir as atividades, a Mostra faz esse processo de estar o tempo todo envolvendo os alunos, oportunizando momentos de formação por meio de atividades diferenciadas, dinâmicas e alegres”, frisou.

Ações para o futuro
A ideia da coordenação e da direção é envolver todos os alunos nos eventos e ações promovidas ao longo do ano. Nesse sentido, a Mostra do Conhecimento é desenvolvida pelos alunos do 1º ano e o Festival de Cinema Integrado é de responsabilidade dos alunos do 2º ano. Já para os alunos do 3º ano, uma nova atividade está sendo preparada.

Segundo Dalbosco, o foco será na produção textual, no fortalecimento da argumentação e no desenvolvimento da oratória. “Ainda não temos um nome para a atividade, mas queremos que ela seja uma ferramenta que auxilie o aluno que está prestes a escolher a sua profissão e ingressar no mercado de trabalho”, disse.