Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: L
Em sua décima segunda edição, visitação guiada percorreu espaços históricos da comunidade preta da cidade
O patrimônio arquitetônico serve de narrativa para a história de um lugar, resgatando suas peculiaridades do passado e do presente. Esse é o objetivo do Relendo Passo Fundo, promovido pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - VivA!emau, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF). A XII edição, realizada no último sábado, 08 de junho, focou nos territórios negros da cidade, relembrando pontos importantes para a história da comunidade preta passo-fundense.
O Relendo Passo Fundo é uma atividade que promove visitas guiadas em pontos arquitetônicos históricos do município, envolvendo estudantes, professores e a comunidade, em uma atividade gratuita ao ar livre. A edição de sábado teve início na Avenida Brasil, relembrando o carnaval de rua e as festividades promovidas especialmente pela comunidade preta da cidade.
Magda Cavalheiro, atual secretária adjunta de Cultura de Passo Fundo, foi rainha de bateria e é filha de precursores do carnaval de rua na cidade. “Foi uma honra falar sobre a importância do carnaval de rua de Passo Fundo, especialmente pela ferramenta de igualdade racial que esse momento foi para a cidade. Era muito lindo quando as famílias se reuniam para fazer as fantasias e organizar todo o nosso carnaval”, nos contou.
Além do ponto de partida ser o carnaval de rua, outros pontos arquitetônicos históricos foram visitados, como a construção da ferrovia (atual Avenida Sete de Setembro), a Praça Tamandaré e sua Romaria de São Miguel, Chafariz da Mãe Preta, o Clube Recreativo Visconde do Rio Branco e a Sociedade Garotos da Batuca.
Visitas contam a história da cidade
A professora Dra. Greice Rampanelli, uma das organizadoras do Relendo Passo Fundo, aponta a importância da iniciativa para que a comunidade conheça sua história. “O Relendo Passo Fundo é um evento para a comunidade, funciona quase como uma aula de educação patrimonial”, reforça Greice.
A professora também salienta que o evento é uma das atividades de extensão promovidas pela UPF. “Desde o início é organizado como um evento da extensão, e queremos sempre levantar os aspectos do patrimônio material e imaterial de Passo Fundo. O que queremos é divulgar para a comunidade sobre sua história e o quanto ela está ligada à cidade”, finaliza.
As edições do Relendo Passo Fundo são recorrentes e sempre divulgadas no Instagram do VivA!emau. Para não perder a próxima visitação, acompanhe o perfil do grupo.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas