Geral

Sustentabilidade na escola: projeto da UPF instala sistema de captação da água da chuva

26/11/2021

13:44

Por: Assessoria de Imprensa

Escola Municipal de Ensino Fundamental Fredolino Chimango recebeu nesta semana a primeira cisterna do projeto

Impulsionar a instalação de sistemas de captação da água da chuva, armazenamento e irrigação em escolas municipais de Passo Fundo é um dos objetivos do projeto Green Box da Universidade de Passo Fundo (UPF). Nesta semana, no dia 24 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Fredolino Chimango foi a primeira a ser contemplada com ações do projeto. A escola recebeu o sistema de captação da água da chuva, cartilhas sobre boas práticas em relação ao meio ambiente, saneamento e uso da água, bem como capacitação para professores para o uso do sistema e aplicação na rotina escolar. Ação ocorre em conjunto com o projeto Ki da Hort@ da Prefeitura de Passo Fundo.

O Projeto Green Box é um dos projetos contemplados em edital promovido pelo Centro de Sustentabilidade Acadêmica - Green Office, que fomentou recursos para viabilizar as atividades desenvolvidas, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ações para as Mudanças Climáticas. O sistema de captação da água da chuva foi construído pelo projeto de extensão Escritório Escola de Engenharia Civil (Eseec/UPF). “O sistema de captação, armazenamento e distribuição instalado na escola é de baixo custo e visa servir para a irrigação da horta escolar, que será implementada pelo Projeto Ki da Hort@ da Secretaria de Educação (SME) de Passo Fundo”, revela a professora da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da UPF, coordenadora do Green Box, Me. Eliara Riasyk Porto.

No ato da entrega da cisterna na escola, os bolsistas e professores do Eseec conversam com o corpo docente da escola e explicaram o funcionamento e a manutenção desse sistema, bem como entregaram uma cartilha abordando assuntos como saneamento básico, crise hídrica e sugestões de atitudes a serem tomadas para ajudar o meio ambiente em relação ao uso consciente da água. “Estamos muito felizes com a parceria com o Green Box pois nesta semana ganhamos um sistema de captação da água da chuva e nossos professores tiveram uma formação sobre esse sistema de irrigação, de baixo custo. Neste momento também, nos foi entregue a cartilha ‘Boas Práticas Para Salvar o Meio Ambiente’ elaborada pelos estudantes do Eseec e do curso de Design Gráfico. O sistema de captação de água da chuva nos auxiliará no projeto Ki da Hort@ e beneficiará nossa comunidade escolar”, destaca a diretora da escola Fredolino Chimango, Adriana Kiess Marin.

Parceria em prol do meio ambiente
A iniciativa é associada ao projeto Ki da Hort@ da Prefeitura e visa ser um ponto de partida para as ações e implementação do sistema de construção de hortas nas 14 escolas do município. “O Projeto Ki da Hort@, que está sendo desenvolvido na escola Fredolino Chimango e que virá a ser desenvolvido em toda a rede municipal, tem como objetivo promover a implantação de hortas escolares como uma estratégia didático-pedagógica, fundamentada na Alfabetização Científica e pautada nos princípios da Carta das Cidades Educadoras e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS),  especificamente o objetivo 2, definido como: A fome zero e a agricultura sustentável e o objetivo 4, que é a Educação de Qualidade”, explica o representante da SME, Juliano Cavalcanti, da Coordenadoria de Inovações Educacionais.

Parcerias que ajudam na resolução das questões ambientais. “Para que sejam alcançados estes objetivos, são necessárias ações que estabeleçam parcerias entre instituições que têm como foco o pensamento científico e a busca de soluções dos problemas da sociedade. A Green Office contribui positivamente ao debater com alunos e professores da rede municipal as soluções para as questões ambientais, mais especificamente o aproveitamento da água da chuva, que é uma das ações previstas no projeto. Ao integrar as instituições de ensino, em diferentes níveis de formação, tornamos mais significativa a aprendizagem e potencializamos o ensino de qualidade”, destacou Juliano.