Pesquisa e Inovação

Soluções práticas para problemas reais

03/03/2020

16:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli e Augusto Albuquerque

Docentes da UPF integram a programação de palestras da Expodireto Cotrijal e apresentam ações, ferramentas e produtos para o desenvolvimento do agro

A produção do conhecimento sem a troca de experiências e a melhoria da vida das pessoas não faz sentido e é por isso que a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio dos seus vários cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, busca encontrar soluções, desenvolvimento e crescimento para a sociedade. Como forma de levar conhecimento, diversos docentes da Universidade participam da programação de palestras da 21ª Expodireto Cotrijal. Nesta terça-feira, dia 3, os professores Dr. Mauro Rizzardi e Dr. Edson Bortoluzzi, integraram a agenda de debates.

Pela manhã, a temática foi o controle de plantas daninhas. De acordo com o professor Dr. Mauro, foi uma oportunidade para apresentar o que a Universidade tem pesquisado e como a Instituição contribui de forma significativa para a melhoria do campo e da vida dos produtores. “Foi uma oportunidade ímpar para poder divulgar um pouco do que o curso de Agronomia desenvolve por meio dos trabalhos da graduação e dos mestrados e doutorados. Tivemos a oportunidade de abordar um tema bastante importante que é a associação de herbicidas como uma estratégia de controle de plantas daninhas de difícil controle ou que hoje estão escapando das principais estratégias que vêm sendo utilizadas. Procuramos apresentar as soluções que vêm sendo desenvolvidas na Universidade, de forma prática, para que o produtor presente na feira pudesse usufruir dessas informações”, destacou, frisando que, para ele, uma Universidade precisa estar inserida na comunidade. 

Além deste encontro, o professor também proferirá outras palestras ao longo da semana. Ele também acompanha acadêmicos, mestrandos e doutorandos em apresentações em empresas internacionais presentes na Feira.

À tarde, o professor Dr. Edson Bortoluzzi participou da palestra “Uso da rochagem em cultivos de grãos sob sistema de plantio direto”. Para ele, a Universidade tem papel fundamental em todos os setores da sociedade e não é diferente no setor agrícola. 

Ele explicou que a participação teve como objetivo apresentar pesquisas sobre o uso de pó de rocha na agricultura como substituto de elementos químicos que hoje são importados. “A nossa função como pesquisador, como professor da Universidade, é justamente fazer toda aquela base científica e tecnológica que demandam esses tipos de matérias primas e esse tipo de produto. E hoje, em específico nossa participação, foi num amplo debate junto com pesquisadores, produtores rurais, técnicos e pessoas que trabalham nessa parte de solos e fertilizantes. A gente se sente muito honrado em fazer parte desse debate onde foi possível expor pontos de vista com relação a essa nova estratégia de fertilização de solos, mostrando um pouco as limitações desse processo e as vantagens dele”, ressaltou.

Bortoluzzi explicou que, onde existem uma limitação em um processo ou produto, existe a pesquisa para fazer essa ponte e a melhoria de processos. “A UPF, como em outras áreas, é pioneira nesse tipo de pesquisa. A pesquisa agronômica tem uma característica principal que é a aplicabilidade da pesquisa. Então, hoje nessa temática de remineralizadores, realmente é uma tecnologia nova que ainda tem muito a ser descoberto. O que fazemos é justamente essa ponte direta entre a pesquisa e a aplicação no campo com os produtores”, concluiu.