Geral

Solenidade marca encerramento da especialização em Políticas e Gestão da Educação

14/12/2016

15:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Mais de 20 acadêmicos concluíram o curso de pós-graduação lato sensu em Políticas e Gestão da Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). O curso é um convênio estabelecido entre a UPF e a Fundação de Desenvolvimento para Recursos Humanos (FDRH) do Rio Grande do Sul, efetivado entre 2014 e 2015. A solenidade de encerramento da especialização aconteceu na noite de terça-feira, 13 de dezembro, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac). O evento também contou com o lançamento do livro Políticas e Gestão da Educação, materializado nesta parceria entre Universidade e FDRH.

A formação em Políticas e Gestão da Educação emergiu do curso de extensão “Gestão escolar democrática: o feito, o necessário e o possível”, desenvolvido em 2013 por meio de um convênio firmado entre a FDRH/Rede Escola de Governo e a 7ª Coordenadoria Regional de Educação/UPF. 
Na ocasião, os participantes, professores da rede pública estadual, sugeriram a continuidade dos estudos em nível de especialização, destacando que o campo da gestão das escolas manifestava múltiplas preocupações e necessidades e que com a possibilidade de continuar estudando teriam maior compreensão para lidar com o cotidiano da escola. 

A especialização tem como coordenadoras as professoras Eliara Zavieruka Levinski e Luciane Spanhol Bordignon. “Mais de 70% dos alunos já estão atuando como gestores nas escolas. Este curso colabora para qualificar a educação básica, porque a gestão da escola e dos sistemas é um dos indicadores que permitem avançar na qualidade dos processos de ensinar e aprender. Além disso, outro indicador importante é que os alunos continuam em diálogo com a Universidade com as práticas de formação continuada que estamos fazendo por meio de cursos de extensão”, destacou a professora Eliara, que também é diretora da Faed.

A demanda apresentada associou-se à política de formação continuada do governo do estado para qualificar o trabalho do servidor público. Com o aceite e o convênio firmado, foram disponibilizadas, gratuitamente, pela FDRH/Rede Escola de Governo, 33 vagas para professores efetivos da rede estadual de ensino. A acadêmica Dilvane Zeni Gehlen, da Escola Estadual Anna Willig, destacou que este um ano e meio de formação contribuiu para a capacitação e qualificação para atuar na gestão pública. A aluna Cátia Teixeira Sauer, da Faculdade de Educação, também enfatizou a importância do curso. “Este curso foi muito significativo porque abrange a minha área de atuação que é a educação e discutir este tema em um ambiente que já estou inserida contribuiu muito para a minha qualificação e abriu portas e incentivo para eu ingressar no mestrado”, ressaltou a acadêmica.

O presidente da FDRH, Jorge Fonseca, salientou a parceria entre as duas instituições e os resultados positivos do curso, que culminou com o livro “Políticas e gestão da educação”, que abrange uma coletânea de textos que emergiu de diversos estudos e pesquisas realizados pelos professores e acadêmicos do curso. O vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, Leonardo José Gil Barcellos, também enfatizou a importância desta especialização. “Este curso ressalta o nosso papel enquanto universidade, que é de formar, qualificar e gerar conhecimento”, pontuou.

Também participaram da solenidade de abertura o coordenador da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, Santos Olavo Misturini, o secretário municipal de Educação, Edemilson Brandão, a coordenadora do Centro Regional de Educação e do curso de especialização em Políticas e gestão da educação, Luciane Bordignon. A apresentação cultural foi realizada pelo Coral Universitário da UPF.

INSCREVA-SE