Geral

Projeto Vidas Negras disponibiliza materiais on-line

02/12/2025

10:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Projeto “Vidas Negras: memórias da escravidão, liberdade e pós-emancipação no norte do Rio Grande do Sul", promovido pelo Arquivo Histórico Regional (AHR), Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF), tem desenvolvido práticas variadas de valorização e produção de materiais. A iniciativa conta com a ajuda de voluntários, estudantes de pós-graduação e de graduação, por meio da disciplina História da África e da Cultura Afro Brasileira, além de equipes do AHR e IHPF.

Vidas Negras objetiva contribuir para a valorização das memórias e histórias da comunidade negra de Passo Fundo. Para tanto, visa o registro de histórias de vida, a coleta de acervos e a realização de exposições sobre indivíduos afrodescendentes e africanos. O resultado já finalizado das ações conta com produção de verbetes temáticos, registros de trajetórias de vida, transcrição de documentos do século XIX e coleta e organização de acervos.

As entrevistas já divulgadas foram feitas com Ipácio Carolino Pinto, Maria de Lourdes Isaías, Apelonice Lima Fuchina, Adyl e Maria de Lourdes da Cruz, Lucinda Gonçalves Pinheiro, Josenira Ferreira e Diva Oliveira Cavalheiro.

Os verbetes tematizam e informam sobre o maestro Alfredo Custódio, o Chafariz da Mãe Preta, o Quilombo Mormaça, a Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Bom Sucesso, o Quilombo da Arvinha e a professora, compositora e carnavalesca Djanira Ribeiro.

Já a documentação transcrita de livros manuscritos, já publicada, refere-se ao "Catálogo do Livro Auxiliar de Batismos e Óbitos de Passo Fundo (1836–1854)" e o "Catálogo do Livro de Óbitos de Passo Fundo (1861–1884)".

Todo o material já produzido e finalizado está disponível no repositório de dados, criado no site do AHR, que pode ser acessado gratuitamente em www.upf.br/ahr/acoes-e-projetos/projeto-vidas-negras. Neste repositório novos materiais serão progressivamente incluídos.

Parte dos materiais e atividades foram financiados pelo Edital PNAB. Toda a produção tem apoio da Associação de Amigos do Arquivo Histórico Regional (AMAHR).

INSCREVA-SE