Fundação UPF

Síndrome de Burnout é foco em oficina sobre saúde mental

22/08/2018

17:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Atividade, que ocorreu na tarde desta quarta-feira, 22 de agosto, integra a programação do Mês Interno de Prevenção de Acidentes de Trabalho da UPF

Dando continuidade à programação do 4º Mês Interno de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Mipat), promovido pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa), com o apoio da Divisão de Recursos Humanos, ocorreu, na tarde desta quarta-feira, dia 22 de agosto, a oficina “Saúde mental com ênfase em Síndrome de Burnout”, ministrada pela professora do curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Marisa Canello Kuhn, que também ministrou a oficina no dia 15 de agosto. A atividade foi realizada na sala 235 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UPF e contou com a presença de professores, funcionários e estagiários de diferentes setores da Instituição. 

O estresse no trabalho; a origem da Síndrome de Burnout; fatores estressantes no trabalho; o assédio moral como fator de estresse; características, sintomas ou consequências do Burnout; e medidas de prevenção do Burnout foram alguns dos conteúdos abordados pela professora durante a tarde. 

A síndrome de Burnout é uma consequência do acúmulo excessivo de estresse em trabalhadores que têm profissões muito competitivas ou com muita responsabilidade. A síndrome é caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e autodepreciação. “É bem importante a gente perceber até que ponto eu estou tendo algum indício ou não e como a gente pode trabalhar na prevenção, tanto do ponto de vista individual quanto do coletivo ou institucional, como é o que já está sendo feito agora, ou seja, a instituição está promovendo esse encontro para abrir essa reflexão e tentar evitar que isso ocorra dentro do nosso ambiente de trabalho”, explicou a professora Marisa.

Mipat
Com o tema “Vamos nos tornar craques em segurança”, o 4º Mipat tem como objetivo o resgate de atitudes esquecidas pela rotina do dia a dia, promovendo assim a conscientização e a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. A programação conta com a colaboração do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), da Seção de Desenvolvimento de Pessoas da Divisão de Recursos Humanos e da Agência de Comunicação e Marketing (Agecom). A programação se estende até o fim do mês de agosto com diversas oficinas, com temas como boas práticas na preparação de alimentos, primeiros socorros e cuidados com o meio ambiente, entre outras.

O Mipat faz parte do programa de qualidade de vida da UPF, Qualivitta, o qual busca estimular a adoção de práticas saudáveis em todas as dimensões da saúde e proporcionar aos trabalhadores um ambiente de trabalho com condições ambientais e relacionais saudáveis e promotoras de saúde, estabelecendo ambientes que favoreçam o diálogo, a participação, a transparência, a ética, a valorização e o respeito à diversidade e à subjetividade do ser humano.