Fundação UPF

Agosto Dourado na UPF reforça a importância do aleitamento materno

25/08/2023

09:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins e Caroline Poles

Atividade no Campus I da Universidade contou com a presença de funcionárias grávidas, que puderam saber mais a respeito da amamentação e dos cuidados com os bebês

O Agosto Dourado é conhecido pelo mês que é dedicado à reflexão sobre as ações de promoção, de proteção e de apoio ao aleitamento materno. Por meio dessa temática considerada importante, durante o período, toda a comunidade é convidada a apoiar a causa de diversas formas, seja encorajando a mãe no processo de amamentação, a auxiliando nas tarefas diárias ou perguntando à lactante se ela tem preocupações ou dúvidas.

Engajada no tema, a Divisão de Gestão de Pessoas e o Setor de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) promovem, no mês de agosto, várias atividades relativas ao aleitamento materno por intermédio da Campanha Encorajar. E uma delas ocorreu nessa quinta-feira, 24 de agosto, quando funcionárias gestantes da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram de um encontro a respeito da importância da amamentação e o seu manejo clínico, o qual também contou com orientações sobre os testes da linguinha e da orelhinha.

A ação teve o envolvimento dos cursos de graduação da UPF. Pela Enfermagem, as acadêmicas, acompanhadas da professora Isabel Zamarchi Lanferdini, relataram os benefícios da amamentação, como: promover vínculo afetivo entre mãe e bebê; faz a criança se sentir segura no colo da mãe, favorecendo o seu desenvolvimento; colabora com o bom desenvolvimento neurológico e cognitivo do bebê; desenvolve e fortalece a musculatura facial, preparando para a mastigação e a fala; e diminui o risco de diabetes na vida adulta.

Outros assuntos abordados foram a pega correta e incorreta da mama, a “hora dourada”, que se caracteriza por ser o primeiro contato entre mãe e filho, e a técnica de canudinho ou cueiro, utilizada para acalmar e para ajudar a criança a dormir.

Presente na atividade, o curso de Fonoaudiologia foi representado por acadêmicas e pela professora Luciana Grolli Ardenghi. Eles comentaram a importância dos testes da linguinha e da orelhinha, os quais constatam problemas auditivos e dos movimentos da língua nos bebês.

Oportunidade de aprendizado
Funcionária do curso de Medicina Veterinária da UPF, Iaska dos Santos marcou presença no encontro. Grávida de 5 meses da Júlia, ela acha importante e proveitoso o momento. “Na minha primeira gestação eu não pude participar. E vi o quanto foi difícil a amamentação e o pós-gestação. Agora com o segundo bebê e essa ação, fica mais fácil tirar dúvidas e aprender corretamente sobre amamentar”, disse.

O Agosto Dourado
A campanha Agosto Dourado representa a luta pelo incentivo à amamentação, e a sua cor dourada foi escolhida para simbolizar o padrão ouro de qualidade do leite materno, que é o melhor alimento que um bebê pode receber de maneira exclusiva em seus primeiros meses de vida.

A amamentação é capaz de reduzir os riscos do recém-nascido e de sua mãe de desenvolverem diversos tipos de doenças e, ainda, fortalecer o vínculo afetivo entre os dois, pois ela pode ser considerada a maior conexão nos primeiros meses de vida do bebê com a mãe. Entretanto, o ato nem sempre ocorre da forma esperada e pode se tornar um grande desafio na fase delicada do puerpério, por isso, criar uma rede de apoio é fundamental.