Fundação UPF

Novembro Azul na UPF reforça os cuidados com a saúde masculina

23/11/2023

10:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins

Funcionários da Instituição participaram do “Café com Saúde”, composto por atividades de prevenção de doenças

O debate de assuntos relacionados à saúde masculina, dentre eles, a prevenção do câncer de próstata, norteia o Novembro Azul todos anos. Como forma de incentivar essa discussão entre os funcionários da Universidade de Passo Fundo (UPF), a Divisão de Gestão de Pessoas promoveu, nesta quinta-feira (23), o Dia D da Campanha Encorajar, que contou com a ação “Café com Saúde”.

A atividade, realizada no prédio I6, Campus I, abordou os cuidados com a saúde do homem em dois momentos. No primeiro, e em parceria com o Laboratório de Análises Clínicas Escola (Labe) da UPF, os colaboradores da Instituição com 45 anos ou mais tiveram a oportunidade de realizar o exame de sangue PSA, capaz de rastrear o câncer de próstata. Após, eles acompanharam uma palestra com o urologista e professor da Faculdade de Medicina (Famed) Diego Carrão Winckler, que passou orientações a respeito da saúde masculina, debatendo questões como problemas hormonais, cálculos renais, disfunção erétil, ISTs e a importância dos exames de toque e PSA.

Segundo o docente, o câncer de próstata é uma doença prevalente, sendo o segundo câncer mais prevalente em homens, atrás apenas dos tumores de pele. “Hoje, nós sabemos que cerca de 72 mil homens deverão ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano de 2023, de acordo com estatísticas do Instituto Nacional do Câncer. Desses, muitos provavelmente não conseguirão chegar ao tratamento adequado. A doença é silenciosa e não costuma apresentar sintomas logo no início. Então, pacientes que apresentam sintomas normalmente já estão em um estado mais avançado”, comentou Winckler.

Mesmo com números expressivos de novos casos, quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem chances de cura superiores a 90%. “Há inúmeros recursos terapêuticos, cirúrgicos, quimioterapia, radioterapia, terapias hormonais e imunobiológicas que podemos usar para esses pacientes, promovendo cura, qualidade de vida, restabelecimento funcional. Por isso, é essencial que o rastreio, a conscientização e as consultas de rotina sejam realizadas”, afirmou o médico, ao complementar que os homens, tradicionalmente, cuidam menos da saúde, sendo assim, campanhas de prevenção são bem-vindas, pois buscam orientar, conscientizar e ressaltar a importância da prevenção da saúde, dos cuidados básicos e de se manter hábitos de vida saudáveis, como uma boa alimentação e a prática de atividades físicas.