Extensão

Seminário aborda saúde para adolescentes em Serafina Corrêa

28/07/2022

15:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Atividade é realizada em parceria entre a UPF e a Secretaria Municipal de Saúde do município

 

A educação de jovens e adolescentes é um desafio no Brasil e em todo o mundo, por isso, trabalhar o desenvolvimento desse público se tornou uma das preocupações do município de Serafina Corrêa. Em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), no dia 21 de julho, professores da rede pública participaram do Seminário Saúde de Sexualidade.

Com foco na saúde psicológica, fisiológica, emocional e social dos adolescentes, a proposta da atividade é preencher um espaço na educação que há sobre a saúde dos alunos adolescentes, segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Me. Sandra Maria Vanini.

A ação com parceria da Universidade começou em fevereiro, com a capacitação de professores do ensino municipal de Serafina Corrêa. A intenção é possibilitar a implementação de trabalhos sobre o tema dentro da rotina de aprendizagem. “Oferecemos subsídios teóricos para os professores e desafiamos eles a fazerem as intervenções ao longo do semestre, e agora no final, fizemos o fechamento com as apresentações das tarefas feitas nas escolas”, conta a professora.

O Seminário foi uma das ações previstas dentro do projeto “Agenda Mais Acesso, Cuidado, Informação e Respeito à Saúde das Mulheres”, no qual Serafina Corrêa teve aprovação em edital do Ministério da Saúde. A ideia do projeto é trabalhar a sexualidade nas diferentes faixas etárias e grupos populacionais, incluindo os adolescentes e a comunidade escolar.

Parceria para oportunizar formação

A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e UPF existe desde de 2020, e por meio do setor de extensão e do curso de Enfermagem, foi realizado o Seminário. Agora, com o projeto posto em prática, os temas trabalhados falam sobre a saúde do adolescente, desde tópicos sobre as mudanças biológicas e puberdade até assuntos como gravidez na adolescência, sexualidade e mudanças sociais. 

O secretário municipal de Saúde de Serafina Corrêa, Lucimar Zarpelon, ressalta como esta atividade foi rica para o município e para a comunidade escolar. “A criatividade para o desenvolvimento das tarefas de cada escola foi além da expectativa. Houve teatros, criação de podcasts, conteúdo digital, além de outros recursos. Como secretário de saúde, sinto satisfação em desempenhar um projeto como esse, com diferentes equipes de saúde e comunidade escolar, contando com o apoio da extensão da Universidade de Passo Fundo”, pontua.

Segundo Sandra, atividades como essa são de importância inigualável e que deveriam fazer parte de mais municípios da região “É muito gratificante ver como foi valorizado todo o subsídio teórico que foi passado e como foi implementado nas escolas, para fazer essa proposta, que é muito importante e que os municípios deveriam estar atentos”, finaliza a professora.