Geral

Reitora da UPF participa do Seminário Estadual das Instituições Comunitárias

26/05/2023

15:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Imprensa URI

Realizado na URI, em Frederico Westphalen, o evento reuniu professores e gestores de universidades comunitárias do Rio Grande do Sul

A importância das instituições comunitárias no desenvolvimento regional foi tema do Seminário Estadual das Universidades Comunitárias, promovido pela URI, Campus Frederico Westphalen, nessa quinta-feira, 25. A reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, foi uma das palestrantes, juntamente com o reitor da Unochapecó e Presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), Claudio Alcides Jacoski, e o reitor da Universidade Regional Integrada, Arnaldo Nogaro.

A atividade fez parte das ações de celebração dos 31 anos da URI. O objetivo, de acordo com os organizadores, foi oportunizar um espaço para se discutir o impacto da inserção das universidades comunitárias para o desenvolvimento regional. Em sua manifestação, Bernadete ressaltou a relevância da programação, assim como da URI, e parabenizou pela iniciativa em comemorar o aniversário, provocando um debate de suma importância. “É fundamental celebrar o aniversário da URI, que é uma instituição, junto a outras 13 do Comung, que fez e faz grande diferença na educação e no desenvolvimento econômico e social do RS. O nosso sistema comunitário tem alguns diferenciais, como o de nascer junto às comunidades, de se envolver com estas e realizar muitos projetos e ações nas mais diferentes áreas do conhecimento. Uma universidade como a URI deve ser comemorada pois, por aqui, passaram muitas pessoas que, se não tivessem esta instituição, não conseguiriam acessar o ensino superior e, consequentemente, não estariam nas mais diferentes frentes de trabalho", frisa Bernadete.