Pesquisa e Inovação

Região de Passo Fundo integra abrangência do programa Inova RS

23/08/2019

16:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A região da Produção e a região Norte do Rio Grande do Sul estão contempladas no Inova RS, lançado no dia 22 de agosto, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O Inova RS é um programa gaúcho de articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade, que propõe pactuações locais de inovação em diversas regiões do estado. A Universidade de Passo Fundo (UPF) integrou o grupo de trabalho que elaborou a proposta do programa.

Elaborado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), em parceria com representantes de universidades, parques, polos tecnológicos e setor empresarial de diferentes regiões, o Inova RS consiste na articulação e na implementação de uma metodologia de gestão da inovação, visando ao estímulo dos setores que movimentam a economia gaúcha, para inovação em seus processos, agregação de valor à produção e desenvolvimento regional baseado na inovação. Conforme o representante da UPF no projeto, Giezi Schneider, que é coordenador da Agência de Inovação Tecnológica da UPF (UPFTec) e participou da solenidade de lançamento, Passo Fundo e região estão no mapa desse processo e, no mês de setembro, deverá ocorrer o lançamento nessa região. 

O Inova RS busca coordenar as ações dos ecossistemas de inovação existentes nessas regiões e, de forma colaborativa, tornar o estado um lugar que promova, retenha e atraia investimentos e talentos empreendedores focados no desenvolvimento de negócios alicerçados na tecnologia e no conhecimento. 

Para o primeiro ano de atuação da rede que compõe o Inova RS, está prevista a entrega da metodologia construída para qualificar os atores envolvidos em todas as regiões e o lançamento da mesa de projetos regionais inovadores. O projeto contempla ainda as regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.

Fonte: Assessoria de Comunicação SICT