Ensino

Química Itinerante: nós vivemos essa experiência!

11/12/2018

10:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Projeto “Química UPF nas escolas” promoveu atividades em mais de 30 colégios de Passo Fundo e região

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio dos docentes vinculados ao Núcleo de Educação Química (NEQ), e do Projeto “Química UPF nas escolas”, que integra o Programa de Integração da Universidade com a Educação Básica (PIUEB), promoveu no segundo semestre deste ano, o projeto “Química Itinerante”. As atividades de integração e desenvolvimento do saber científico foram desenvolvidas pelos cursos de Química, nas escolas de ensino médio de Passo Fundo e região.

De acordo com a coordenação do projeto, 33 escolas responderam ao convite permitindo o desenvolvimento das atividades no espaço escolar, correspondendo a um público estimado de 1.281 estudantes concluintes do ensino médio envolvidos. 

Para a realização dos encontros, os professores deslocaram-se até as escolas explanando sobre a importância da ciência Química na atualidade. Utilizando para isso, um caso investigativo de química forense para permitir atividades experimentais investigativas que envolviam aos estudantes, mostrando a importância do papel do cientista nesse trabalho e a aplicação prática dos conceitos trabalhados na escola. 

Para o professor da EEEM Cônego João Batista Sorg, da cidade de Carazinho, Jackson Albernax, o projeto foi relevante. “O projeto foi extremamente importante para nós. A educação necessita de laços estreitos entre escola e universidade. Que esta parceria com a UPF não se acabe e que permaneça sempre sendo próxima”, observou. 

A professora da EEEM Padre Aneto Bogni, de Santo Antônio do Palma, Márcia Cristina Cansi Trentin, também ressaltou a importância da atividade mostrando onde e como a química pode ser usada no dia-a-dia. “O envolvimento e o interesse dos estudantes foi muito bom. Acredito que os projetos dessa natureza ao serem levados à escola despertam cada vez mais o interesse dos estudantes pela pesquisa e pela ciência”, comentou.  

A experiência de poder atuar nas escolas ainda enquanto acadêmicas e bolsistas Paidex do curso de Química Licenciatura, foi destacada por Kerly Alessandra Denkio e Aline Sobierai Ponzoni. “Foi uma ótima oportunidade conhecer a realidade escolar no município de Passo Fundo e região, colocando em prática aquilo que estudamos na graduação. Como futuras professoras é fundamental ter momentos no curso em que é possível efetuar uma interação com os estudantes da Educação Básica, pois estes momentos irão auxiliar no estágio obrigatório supervisionado e logo irá proporcionar uma formação mais completa como docente”, relataram.

A coordenação do NEQ agradece todas as escolas envolvidas com as ações desse projeto, direções, coordenações pedagógicas, professores, estudantes, bolsistas e aos professores formadores dos cursos de Química da UPF, que não mediram esforços para se deslocar até as escolas e desenvolver o trabalho.  

As ações do projeto foram encerradas neste ano e poderão ser retomadas em 2019, a partir das possibilidades que se apresentarem. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas por meio do e-mail quimica@upf.br 

Confira as escolas participantes:
- Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis / Passo Fundo
- Colégio Gabriel Taborin / Marau
- Colégio Garra / Passo Fundo
- Colégio La Salle / Carazinho
- Colégio Salvatoriano Bom Conselho / Passo Fundo
- Colégio Tiradentes / Passo Fundo
- EEEB Antônio João Zandoná / Barra Funda
- EEEB Érico Veríssimo / Carazinho
- EEEB JOMAC / Victor Graef
- EEEB Nicolau Araújo Vergueiro / Passo Fundo
- EEEB Pedro Nunes da Silva / São Jorge
- EEEB Professor Alfredo Gavioli / Ronda Alta
- EEEB Sylvio Dal Moro / Cacique Doble
- EEEM Antonino Xavier e Oliveira / Passo Fundo
- EEEM Belarmino Américo da Veiga / Santa Cecília do Sul
- EEEM Cônego João Batista Sorg / Carazinho
- EEEM Ernesto Tochetto / Passo Fundo
- EEEM Frederico Benvegnu / São Domingos do Sul
- EEEM General Prestes Guimarães / Passo Fundo
- EEEM José Clemente Pereira / Espumoso
- EEEM Mário Quintana / Passo Fundo
- EEEM Marquês de Maricá / Vila Langaro
- EEEM Padre Aneto Bogni / Santo Antônio do Palma
- EEEM Professora Adelaide Picoloto / Ibiaçá
- EEEM Professora Eulina Braga / Passo Fundo
- EEEM Protásio Alves / Passo Fundo
- EEEM Rainha da Paz / Serafina Correa
- EEEM Senhor dos Caminhos / Tapejara
- Instituto Estadual Cardeal Arcoverde / Passo Fundo
- Instituto Estadual Cecy Leite Costa / Passo Fundo
- Instituto Estadual Educação Assis Brasil / David Canabarro
- Instituto Estadual Educacional São Francisco Solano / Não-Me-Toque
- Instituto Estadual Polivalente / Soledade