Extensão

Qualificar as relações para melhorar os processos

19/06/2019

16:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Oficina de sensibilização será oferecida para profissionais da área da saúde

O trabalho em equipe, comum em várias profissões, faz parte dos grandes desafios no desenvolvimento de processos e ações. Com foco voltado na qualificação desses processos na área da saúde, a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários deu início à oficina de sensibilização “Trabalho em equipe e práticas colaborativas na atenção à saúde”. A abertura ocorreu na manhã desta quarta-feira (19) na Faculdade de Medicina (FM), Campus II. A coordenação dos trabalhos é das professoras Dra. Bernadete Maria Dalmolin, reitora da Universidade, Dra. Carla Beatrice Gonçalves e Me. Cristiane Barelli.

A atividade contou com a participação de diversos profissionais e gestores da saúde de Passo Fundo e região. De acordo com Bernadete, o objetivo dos encontros é abordar dinâmicas e questões como resistência, trabalho em equipe e capacitação, visando à qualificação das relações de trabalho e, com isso, dos processos realizados. “Estudos mostram que os principais problemas estão focados nos relacionamentos, na produção de subjetividades no outro e nas expectativas criadas. Quando não há compreensão desses processos, ocorre a resistência e os desentendimentos internos. Esse problema ocorre na área da saúde, mas também está presente em todas as áreas”, destaca. 

Segundo as organizadoras, a ideia é desenvolver junto aos municípios espaços para que eles possam ter um aporte teórico e prático para a solução de conflitos. O projeto também prevê momentos de supervisão in loco para que seja possível discutir as ações do cotidiano das equipes, ajudar a identificar e fortalecer o trabalho, melhorando os processos e as relações.