Extensão

Qualificação em 2023: UPF tem cursos de extensão com inscrições abertas

03/01/2023

10:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Formações contemplam vários temas

A Universidade de Passo Fundo (UPF) já inicia 2023 com a oferta de diferentes cursos de extensão. No total, são 10 opções de formações com inscrições abertas que, além de oportunizarem aperfeiçoamento profissional, abordam temáticas importantes, de interesse da comunidade local e regional, e suprem demandas sociais, técnicas, culturais e artísticas.

Os cursos são oferecidos nas modalidades presencial e on-line, o que contribui com o dia a dia dos participantes. Confira as formações disponíveis, inscreva-se e comece o ano qualificando a sua carreira:

Atualização em Endodontia - inscrições até 27/2
Diante da constante evolução técnica e tecnológica da área de Endodontia, se faz necessária a atualização para compreender os novos conceitos e colocar em prática nas atividades laboratoriais e clínicas mediante atendimento de pacientes. No curso, estudantes e profissionais da Odontologia serão capacitados com o que há de mais atual para a realização do tratamento endodôntico em termos de técnicas e fundamentos.

Treinamento para distribuidores e transportadores de produtos perigosos – inscrições até 28/2
A formação fornece informações importantes aos distribuidores e transportadores de produtos perigosos, de maneira a atender a Resolução ANTT 5236/2016 e suas alterações, NBRs da ABNT, Decreto 9848/1988, e toda a legislação complementar sobre o assunto. Os estudantes aprenderão a forma correta e segura de fazer o transporte de produtos perigosos, diminuindo assim os riscos de acidentes e a possibilidade de autuações por infrações por possíveis irregularidades no transporte.

Avaliação psicológica para o Curso de Instrutor de Trânsito – inscrições até 6/3
A avaliação psicológica é um requisito para quem deseja participar do Curso de Instrutor de Trânsito, que ocorre de 10/4 a 13/6. Nela, os participantes passam por uma avaliação com psicóloga, na qual são aplicados diversos testes em relação à escrita, ao português, às habilidades em grupo, entre outros elementos.

Elaboração de documentos psicológicos – inscrições até 9/3
O curso é voltado para estudantes e profissionais da Psicologia e áreas afins, os quais aprenderão sobre a produção de documentos escritos pelo psicólogo e que está previsto na resolução nº 06/2009 do Conselho Federal de Psicologia. A resolução dispõe sobre as normas e modalidades de documentos psicológicos, norteando o fazer do profissional. Nesse contexto, a formação visa esclarecer e aprimorar as habilidades para que profissionais consigam desenvolver aptidões a fim de garantir maior uniformidade e qualidade na produção desses documentos.

Curso de folclore e dança – 2023 – inscrições até 9/3
Voltado para professores, coordenadores, instrutores de danças, coreógrafos, bailarinos e pessoas envolvidas no meio do folclore e dança, o curso oferta espaço de aprendizagem na área da cultura, onde os participantes terão vivências que contribuirão para sua atuação e formação profissional.

Cultivo de morangos orgânicos – inscrições até 9/3
O curso facilita a compreensão da produção e manejo do cultivo de morangos orgânicos, esclarecendo sobre técnicas autorizadas para a produção orgânica, de tal forma que o participante possa produzir seus próprios morangos com estas técnicas. Com auxílio dos acadêmicos estagiários e dos professores, os estudantes irão conhecer e manejar a produção de morangos da equipe de pesquisa do professor Dr. José Luís Trevisan Chiomento, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) da UPF, havendo uma interação entre ensino, pesquisa e extensão.

Curso de Nutrição em bovinos leiteiros – inscrições até 13/3
A formação prepara os estudantes para que se tornem futuros profissionais altamente qualificados, por meio do desenvolvimento, aprofundamento e atualização dos seus conhecimentos, para atuar de forma eficiente no balanceamento de dietas e manejo nutricional de rebanhos de leite.

Boas práticas de fabricação, conforme a Portaria nº 368/1997 do Mapa – inscrições até 4/4
A formação visa a capacitação de pessoas que trabalham na área de manipulação de alimentos e abate. Assim, profissionais e estudantes das áreas de Medicina Veterinária, Engenharia de Alimentos, nutricionistas, tecnólogos e afins inscritos no curso terão aulas sobre doenças transmitidas de alimentos, princípios básicos para o Manual de Boas Práticas de Fabricação, e atualização da legislação vigente.

Desbridamento de feridas para enfermeiros – inscrições até 28/4
Desbridar é o ato de remover da ferida o tecido desvitalizado e/ou material estranho ao organismo. O desbridamento é essencial para o tratamento de feridas, pois, para que exista reparação tecidual, o tecido necrótico deve ser removido previamente. Nesse sentido, o curso proporcionará aos enfermeiros e estudantes de graduação e pós-graduação em Enfermagem conhecimento teórico e treinamento prático acerca do assunto.

Responsabilidade técnica em alimentos de origem animal – inscrições até 10/8
O curso forma profissionais para atuar na área de alimentos e legislações. O mercado está cada vez mais rigoroso no assunto segurança dos alimentos e o Responsável Técnico (RT) se torna uma figura importante nesse ramo de trabalho. Diversas profissões podem atuar nesse setor de alimentos e é fundamental saber o que e como fazer no ramo de RT.