Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Atividade foi promovida pela Brigada Militar de Casca e envolveu também os municípios de Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul e Vanini
Recentemente a Brigada Militar de Casca realizou a Operação Marias, momento em que os policiais militares que atuam nos munícipios de Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, Vanini e Casca, pertencentes ao 3º Pelotão, executaram barreiras de trânsito e visitas comerciais orientando sobre os direitos das mulheres vítimas de violência doméstica. A equipe do Projeto de Extensão da Faculdade de Direito da UPF, Projur Mulher e Diversidade, esteve presente e realizou a distribuição de materiais informativos referente aos serviços oferecidos e sobre os direitos das mulheres.
De acordo com coordenadora adjunta do curso de Direito, professora Dra. Nadya Tonial, destaca a parceria entre a Faculdade de Direito da UPF Campus Casca e a Brigada Militar, ressaltando que essa união entre as instituições busca beneficiar a população. “Assim, os conflitos são resolvidos com efetividade e aquelas que sofrem com a violência de gênero recebem o suporte adequado”, pontuou, agradecendo a parceria juntamente com a coordenadora do Projur, professora Dra. Josiane Petry Faria.
Como egressa do curso e policial militar atuante na cidade Casca e munícipios da região há mais de 9 anos, a policial Evelise Tessari Leite, é a idealizadora e participante da “Operação Marias”. Ela relatou sobre a importância do projeto de extensão Projur na região. Ela observa que grande parte das mulheres que se encontram em situação de violência doméstica, atendidas pela Brigada Militar não desejam necessariamente a realização de um boletim de ocorrência policial, mas possuem outros problemas que precisam de assessoramento. “A Brigada Militar não é a instituição adequada para dar este suporte. Nestes casos, o Projur é um grande aliado para a solução do conflito. Existem casos em que a mulher deseja apenas o divórcio, ou que seja estabelecida a guarda dos filhos, pensão alimentícia e por falta orientação e acompanhamento jurídico processual, acaba permanecendo na situação. Com a participação do Projur, através dos atendimentos realizados junto ao Campus da UPF, em Casca, essas mulheres conseguirão ter sua demanda atendida”, ressaltou.
Atendimentos
O Projur Mulher e Diversidade de Casca está localizado na Rua XV de Novembro, 402, em frente ao Salão Paroquial. O atendimento ocorre de forma gratuita às quartas-feiras na parte da tarde, das 13h30min às 17h30min. Dúvidas e informações pelo e-mail projurcasca@upf.br.
Notícias relacionadas