Desinformação e Leitura Crítica da Mídia: projeto de extensão da UPF busca educar sobre o consumo crítico de conteúdos midiáticos
04/08/2025
10:09
Por: Hana Backes/Edição: Assessoria de Imprensa UPF
Fotos: Nadja Hartmann e Divulgação
Projeto pertence ao curso de Jornalismo da Instituição

Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, realizada em 2024, 8 em cada 10 brasileiros afirmaram já ter acreditado em uma notícia falsa. Um dado considerado alarmante, já que, atualmente, como afirma a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o país em que a população mais acredita em conteúdos falsos.
Com o objetivo de desenvolver entre os jovens a cultura da checagem dos fatos e das informações e educar sobre o consumo e a alfabetização midiática, foi criado o projeto de extensão “Desinformação e Leitura Crítica da Mídia: Narrativas Audiovisuais para Reflexão e Prática”, que é ligado ao curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordenado pelas professoras Maria Joana Chaise e Nadja Hartmann, o projeto faz parte do Programa de Extensão - Territórios da Cultura, Arte e Comunicação.
As atividades educativas do projeto são ministradas em escolas de Passo Fundo e região. Durante elas, as professoras e acadêmicos bolsistas buscam ensinar os jovens em idade escolar a compreensão, análise, engajamento e produção de conteúdos midiáticos, a fim de os tornar participantes ativos produtores de informações de forma criativa, saudável, consciente e cidadã.
A iniciativa dialoga diretamente com as políticas públicas de educação para a mídia, estimula à produção de conteúdo informativo de qualidade e oportuniza o direito de acesso à informação e o direito das crianças e adolescentes, entre as quais, em especial, cita-se a Estratégia Brasileira de Educação Midiática (Secretaria de Comunicação Social - SECOM, 2023).
Mais informações sobre o projeto de extensão podem ser obtidas pelo Instagram @leituracritica.upf e pelo e-mail mariajoana@upf.br.
Notícias relacionadas