Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Gelsoli Casagrande e Natália Fávero
Música, palhaços e atividades lúdicas marcaram a formatura de cerca de 600 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), realizada no Ginásio Poliesportivo da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF), na tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro. As atividades também contaram com a participação do projeto “Valendo Nota! Musicalidade na Universidade”, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), com o apoio do projeto de extensão Polo Regional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer da Feff, que promoveu ao longo do ano quatro eventos na UPF, envolvendo aproximadamente 1,2 mil crianças e adolescentes, em parceria com o Núcleo de Policiamento Comunitário da Brigada Militar, por meio da Patrulha Escolar.
O ginásio da Feff ficou lotado na tarde de sexta-feira. Palhaços animaram a festa, que abrangeu crianças e adolescentes de 14 escolas municipais e estaduais. Participaram da abertura das atividades o coordenador da Divisão de Extensão, Márcio Tascheto; a coordenadora do projeto de extensão Polo Regional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer, professora Lorita Maria Weschenfelder; Joseani Perin, que coordena ações na Divisão de Assuntos Comunitários; e o coordenador do Núcleo de Policiamento Comunitário de Passo Fundo, Tenente Daisson de Andrade da Silva.
A parceria entre a Universidade e a Brigada Militar ao longo do ano, por meio do projeto Valendo Nota, reflete a ligação da UPF com a comunidade. “Esse projeto aproxima a Universidade das escolas afirmando o caráter comunitário da UPF”, afirmou o coordenador da Divisão de Extensão da UPF.
Durante este ano, o projeto Valendo Nota trouxe centenas de alunos de escolas públicas que são atendidas pelo Núcleo de Policiamento Comunitário da Brigada Militar para conhecer a Universidade e participar de diversas oficinas, como dança, judô, capoeira, slackline, entre outras. Uma forma de premiar os estudantes que apresentaram bom comportamento nas escolas. “De forma simbólica, criamos a Universidade como caminho da alegria. É um momento histórico para nós do Polo e para a UPF, comprovando que a extensão sempre vai ser o elo articulador entre a Universidade e a comunidade, que é o grande papel da UPF”, ressaltou a professora Lorita.
Formatura do Proerd
Logo após as atividades lúdicas aconteceu a formatura do Proerd com a presença de diversas autoridades da Brigada Militar e da área de educação. Cerca de 600 crianças de 14 escolas públicas receberam o certificado de conclusão do Programa, que é um projeto em que os policiais militares desenvolvem um curso de prevenção ao uso de drogas e à violência na sala de aula.
Os objetivos principais do Proerd são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. “São trabalhadas dez lições com alunos que envolvem prevenção ao uso de drogas, à violência e ao bullying. As crianças recebem um certificado de conclusão e a melhor redação sobre o programa de cada escola também recebe uma premiação e medalha”, revelou o coordenador do Núcleo de Policiamento Comunitário de Passo Fundo.
O programa auxilia os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes ou outras drogas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas. “Aprendemos que não podemos usar, porque elas causam diversos efeitos colaterais”, declarou a aluna da Escola Dyógenes Martins Pinto, Renata Rosa Ferraz, 11 anos.