Conferência Livre reúne mulheres migrantes e idosas para construção de políticas públicas
11/07/2025
11:40
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Na última terça-feira, 8 de julho de 2025, a Universidade de Passo Fundo (UPF), promoveu por meio dos projetos de extensão da Escola de Direito – Projur Mulher e Diversidade, Balcão da Pessoa Idosa e Balcão do Migrante e Refugiado – em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado, uma Conferência Livre, seguindo o tema: “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. A iniciativa contou ainda com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher de Passo Fundo.
As Conferências Livres são espaços abertos de escuta e participação social, onde qualquer grupo pode se reunir para debater desafios e propor soluções para melhorar a vida das mulheres no Brasil. As ideias construídas nesses encontros podem ser levadas à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorre de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025 em Brasília.
A união das mulheres transforma realidades
A Conferência realizada em Passo Fundo recebeu 103 pessoas presencialmente e outras 58 participantes de forma online, reafirmando a importância da participação popular na construção democrática de políticas públicas.
O evento reuniu representantes da comunidade e do poder público em um momento de escuta, mobilização e construção coletiva de propostas voltadas à formulação de políticas públicas para esses grupos sociais.
Durante o encontro, foram debatidas e aprovadas as seguintes demandas:
- Formação continuada de servidores públicos, especialmente profissionais da saúde e da segurança pública, para garantir um atendimento humanizado, digno e respeitoso às pessoas idosas, com as devidas informações e encaminhamentos na rede pública.
- Implementação de centros-dia de atendimento à população idosa, com cursos gratuitos e permanentes de alfabetização digital e financeira, promovendo independência, inclusão social e bem-estar. A proposta também inclui atividades culturais, esportivas, de lazer, fisioterapia e terapias ocupacionais e psicológicas.
- Cuidado integral, humanizado e acessível às mulheres migrantes na rede de saúde, com profissionais capacitados para atendimento bilíngue, distribuição de materiais informativos acessíveis, criação de grupos de gestantes migrantes e garantia de atendimento por profissionais de saúde do gênero feminino às mulheres migrantes muçulmanas.
Além disso, foram eleitas as delegadas que representarão essas pautas na etapa nacional da conferência:
- Lúcia Beatriz da Silveira e Silva – representante do Balcão da Pessoa Idosa;
- Veralucia da Conceição Faé – delegada da Pessoa Idosa;
- Luisana Gonzalez – delegada do Balcão do Migrante e Refugiado.
A atividade teve como foco central o reconhecimento da importância da escuta qualificada e do fortalecimento do protagonismo de mulheres historicamente silenciadas ou marginalizadas. A Conferência Livre se insere em um movimento maior de articulação social e acadêmica, conectando extensão universitária e transformação social.
Os projetos de extensão Projur Mulher e Diversidade, Balcão da Pessoa Idosa e Balcão do Migrante e Refugiado, atuam diariamente na promoção de direitos e no atendimento jurídico e social a populações em situação de vulnerabilidade.
Notícias relacionadas