Ensino

Projeto sobre recuperação e reforço de estruturas em concreto armado é apresentado na UPF

25/07/2018

16:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

A acadêmica do curso de Engenharia Civil Daniela Bauels apresentou, no dia 29 de junho, na VII Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF), seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O evento ocorreu no prédio do Centro Tecnológico da Engenharia Civil, Ambiental e Arquitetura (Cetec), e contou com a apresentação de 46 trabalhos. 

Com o título “Recuperação e reforço de estruturas em concreto armado: métodos de avaliação e solução”, Daniela explicou que problemas na qualidade de materiais, assim como na manutenção das edificações, acabam favorecendo para que surjam manifestações patológicas nas estruturas. “Pela falta de manutenção e preocupação com a edificação e os materiais empregados nas edificações, muitas estruturas acabaram apresentando manifestações patológicas. Esse problema está gerando muitos investimentos em pesquisas e materiais para execução e recuperação de estruturas antigas e degradadas e reforço das estruturas que necessitam”, explicou.

O trabalho da área de Estruturas do curso de Engenharia Civil foi orientado pelo professor Dr. Zacarias Martin Chamberlain Pravia. “No meu trabalho, apresento três casos encontrados no cotidiano de um engenheiro civil, sendo o primeiro quando é retirado um pilar intermediário de um pórtico, fazendo com que seja necessário reforçar aquela estrutura; o segundo, que é a execução de sacadas em edificações, já que muitas edificações mais antigas, para valorização comercial, vêm sendo reformadas. E, por último, uma alteração de utilização, na qual uma estrutura é projetada para receber determinada carga e passa a receber o dobro”, contou.

Conforme a acadêmica, além da simulação dos casos, foi desenvolvido um questionário que foi respondido por engenheiros civis de diversas áreas e diversos níveis de experiência. Os entrevistados apresentaram soluções para os problemas simulados pela aluna. “A partir das soluções propostas por eles, escolhi as mais votadas para resolução dos problemas. Também apresento, no meu estudo, a forma de avaliação de cada uma das estruturas, e, por fim, apresento os aspectos legais das reformas e intervenções”, finalizou.