Extensão

Projeto Pró-Arte promove apresentação na Escola Estadual Adelino Pereira Simões

10/12/2018

16:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), por meio da Divisão de Assuntos Comunitários e do Projeto Pró-Arte, promoveu, na sexta-feira, 7 de dezembro, apresentação artística marcando o encerramento das atividades realizadas na escola neste ano. 

O projeto formou grupos com o objetivo de capacitar crianças para a música por meio de aulas de musicalização, técnica vocal, prática de canto coral e prática instrumental com repertório eclético, no qual são abordadas temáticas lúdicas até temáticas reflexivas, além de dificuldades musicais que visam à evolução técnica e cultural dos integrantes do grupo.

As aulas foram ministradas pelas professoras Lídia Caldeira e Maria do Carmo de Oliveira. Segundo as professoras, as crianças se conectam entre si porque fazem parte de um mesmo grupo, no qual precisam aprender a respeitar as aptidões naturais dos colegas e as individualidades, bem como dividir responsabilidades, erros e acertos.  “Esse projeto é importante por levar a música como um meio de socialização. A gente pratica disciplina, tentamos cultivar nas crianças o gosto pela música, fazendo a inclusão social”, disse a professora Lídia.

Projeto 
Conforme a coordenação, o projeto é mais do que uma ação comunitária da UPF demonstrando o quanto a Universidade acredita no poder transformador da música e na capacidade de envolver e desenvolver o universo onde é inserida. “Acredita-se que desenvolver o projeto com o público infanto-juvenil é plantar sementes que germinarão e impulsionarão o crescimento intelectual e social dos cantores e instrumentistas” destacaram. 

O projeto atende a crianças de 6 a 16 anos, ofertando a participação nas oficinas de Musicalização, Violino, Violão e Flauta em encontros semanais. São crianças da rede pública de ensino, em especial, neste ano, estudantes da Escola Estadual Adelino Pereira Simões e filhos de funcionários da UPF.

Para o diretor da Escola Adelino, professor Ruben Nicolau Luft, o apoio da UPF por meio do projeto foi fundamental para que a escola e os estudantes pudessem usufruir dos conhecimentos proporcionados pela Sala de Música. “Recebemos instrumentos em um projeto de outro governo, teve uma época em que tínhamos até uma professora de 20h para trabalhar no contraturno, mas depois acabamos perdendo essa professora e a Sala de Música ficou praticamente fechada. Então, conseguimos essa parceria com a UPF, que colocou em funcionamento a sala, com profissionais da Universidade”, contou.
 
Segundo o diretor, as aulas oportunizam que talentos adormecidos possam ser descobertos. “Sabe como é escola pública, lidamos sempre com escassez de recursos humanos, então, essa presença, essa generosidade da UPF foi muito importante. É lógico que sonhamos com a continuação do projeto no ano que vem. Somos a única escola estadual da cidade que conta com uma sala de música muito boa, e, se não tivermos professor, isso se transforma em um elefante branco”, disse. 

Concerto de Natal
O Projeto Pró-Arte estará presente no tradicional Concerto de Natal promovido pela UPF. A atividade ocorre no dia 13 de dezembro, às 20 horas, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, com a apresentações dos grupos artísticos da Instituição. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.