Extensão

Projeto Jovem Profissional UPF realiza formatura on-line

29/03/2021

15:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Estudantes do ensino médio participaram de 800 horas de formação recebendo bolsa de Jovem Aprendiz

Desenvolver atividades e vivências relacionadas à informática, associadas às dimensões social e cultural, capacitando os jovens para a inserção no mundo do trabalho, com postura crítica, ética e humanista para atuarem também como agentes de transformação, foi o objetivo do Projeto Jovem Profissional desenvolvido pela  Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF). Na tarde desta segunda-feira, dia 29 de março, ocorreu uma cerimônia on-line marcando a formatura da turma.

Por meio do projeto, estudantes do ensino médio de Passo Fundo iniciaram ainda em 2019 o curso de Operador de Computador, recebendo uma bolsa de Jovem Aprendiz. “Que alegria podermos chegar a esse momento. Começamos ainda em 2019, foi um desafio, jamais imaginamos que íamos ter pandemia e que tínhamos que mudar nossa metodologia de trabalho, mas tenho certeza que os alunos e os professores fizeram da melhor forma possível. Isso tudo agrega para nós enquanto Instituição. Cumprimento aos estudantes, professores e funcionários que contribuíram para o êxito do projeto”, disse o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva.

Encerra primeira edição do Projeto Jovem Profissional UPF

O diretor do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), professor Dr. Luiz Marcelo Darroz, também destacou a satisfação pela conclusão do curso. “Muitos foram encontrando novos caminhos, mas vocês persistiram. Isso nos deixa felizes, orgulhosos, porque dentro de uma universidade é isso que buscamos, subsidiar com o conhecimento para que vocês façam boas escolhas e sejam felizes”, afirmou.

De acordo com o coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Me. Eder Pazinatto, os estudantes participaram de 800 horas de formação, sendo 400 horas de formação na UPF e 400 horas de formação de atividades práticas nas empresas parceiras do projeto. “As aulas de formação proporcionaram aos alunos todo embasamento na Operação de Computadores, com habilidades nas atividades de atendimento de suporte, configuração, formatação, redes de computadores, segurança e privacidade de dados. As ferramentas da computação das nuvens, editores e planilhas eletrônicas para auxílio nas empresas também foram abordadas, além de aspectos de lógica de programação e concepção de projetos na área de TI", disse o professor.

O estudante Rafael Valencio agradeceu pela oportunidade de aprendizado do curso. “Com certeza esse curso vai contribuir bastante para a nossa formação profissional, por isso agradeço aos professores por todo o aprendizado”, disse.

De acordo com o professor Pazinatto, há uma demanda grande no mercado por profissionais com essa formação e o objetivo do curso foi de capacitar os jovens para atuarem no mercado de trabalho. Além dos acadêmicos, a gerente da Divisão de Gestão de Pessoas, Débora Brandão Pasinato, e o professor Me. José Maurício Carré Maciel também participaram do evento de conclusão do curso.