Projeto da UPF visa a difusão e conservação da raça de suínos Moura
27/08/2018
18:43
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Laboratório da UPF já possui um banco de dados com mais de 120 animais genotipados individualmente
O curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF) criou um projeto em prol do desenvolvimento, difusão e conservação de uma raça de suínos localmente adaptada: a raça de suínos Moura. O projeto Moura UPF iniciou em fevereiro de 2018.
Mesmo sabendo da importância socioeconômica e cultural da raça de suínos Moura, vinculada ao descobrimento do Brasil, sabe-se que as iniciativas de conservação já existentes no país ainda são insuficientes para garantir a sobrevivência da mesma. “Por esse motivo, foi criado o Projeto Moura UPF, que tem o objetivo de resgatar e caracterizar a raça de suínos Moura, com o uso de cruzamentos, além de investigar características de produção e qualidade da carne”, revelou o professor de Genética e Melhoramento Animal do curso de Medicina Veterinária e coordenador do projeto Moura UPF, Dr. Ricardo Zanella.
O laboratório Reprogene da UPF já possui um banco de dados com mais de 120 animais genotipados individualmente, com mais de 50 mil marcadores do tipo SNP (do inglês Single Nucleotide Polimorphism) em cada animal, trabalho este desenvolvido em parceria com o professor Dr. Marson Bruck Warpechowski da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Estes genótipos estão nos ajudando a esclarecer bastante sobre a origem da raça Moura, principalmente para desvendar os cruzamentos que foram realizados para o desenvolvimento da mesma”, explicou o coordenador do projeto.
No Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro) da UPF há mais de 30 leitões cruzas Moura nascidos. Esses animais estão sendo avaliados semanalmente pela acadêmica do segundo semestre do curso de Medicina Veterinária, Thayse Lima. Além da UPF, outras instituições de ensino e pesquisa do sul do Brasil estão com projetos similares já em andamento, como é o caso da UFPR, UDESC e EMBRAPA, além de produtores independentes. “Agradecemos aos nossos colegas, amigos, colaboradores e incentivadores que nos proporcionaram este primeiro passo, em especial ao Ayrton Cogo e ao Vitor Gedoz (Família Gedoz), que não mediram esforços para disponibilizar um casal de seus reprodutores puros da raça Moura para a UPF”, agradeceu o professor.
Galeria de Imagens

Macho Moura Gedoz1, doado pelo médico veterinário Ayrton Cogo

Primeira leitegada do Moura Gedoz 1


Notícias relacionadas