Extensão

Projeto Biodiversidade na Escola promove atividade no Colégio Mário Quintana

18/10/2018

17:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O projeto de extensão Biodiversidade na Escola, dos cursos de Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) da Universidade de Passo Fundo (UPF), desenvolveu suas atividades envolvendo os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana em Passo Fundo. As atividades ocorreram nessa terça-feira, 16 de outubro, nos turnos da manhã e da tarde. Na oportunidade, acadêmicos vinculados ao Biodiversidade na Escola, acompanhados pela professora coordenadora do projeto, Dra. Lisete Lorini, promoveram ações sobre a biodiversidade com 22 turmas da escola.

Dentre as práticas realizadas, foi apresentada uma exposição da fauna de artrópodes, como aranhas, escorpiões e insetos (taturana, lagartas urticantes, barbeiros e mosquitos), bem como de outras espécies terrestres da fauna regional. Foram levados para a escola representantes marinhos fixados e conservados, como crustáceos (siri, caranguejo e camarão), moluscos (ostras, mexilhões, polvo e lula) e equinodermos (estrela-do-mar e ouriços-da-praia), além de exemplares de peixes cartilaginosos (raia e cação). 

Na área de ecologia, foram apresentadas maquetes sobre os biomas brasileiros, a educação ambiental e a preservação dos ecossistemas naturais. Entre as atividades lúdicas desenvolvidas com os estudantes do ensino fundamental, foram trabalhadas as eras geológicas, ilustradas com representantes de dinossauros, o que despertou a curiosidade das crianças, que interagiram com os brinquedos. 

O projeto Biodiversidade na Escola objetiva socializar e valorizar o conhecimento sobre a biodiversidade e as relações do ser humano com o ambiente. A iniciativa procura articular a aproximação dos acadêmicos da graduação com as escolas de educação básica, com o intuito de estabelecer vínculos a partir das diferentes ações do projeto e de criar possibilidades para uma aprendizagem interdisciplinar nas práticas cotidianas da escola. “Com as atividades do projeto, os acadêmicos ampliaram a visão sobre a atuação dos profissionais do curso de Ciências Biológicas (licenciatura), e aprimoraram conhecimentos relacionados à área da biologia e da ecologia”, explicou a coordenadora.