Extensão

Programa de Integração da Universidade com a Educação Básica promove encontro na UPF

14/12/2018

18:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França /Divulgação

O Programa Integração da Universidade com a Educação Básica (Piueb) promoveu um encontro na tarde desta sexta-feira, 14 de dezembro. O projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi criado para contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica e a inclusão social, por meio da ampliação da integração entre universidade, escolas e outras instituições. O encontro ocorreu no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), Campus I UPF. 

A atividade contou com a participação do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva; do diretor do Iceg, professor Dr. Luiz Marcelo Darroz; assim como de professores, acadêmicos e bolsistas de diversos projetos. “Os projetos são todos do Iceg e estão dentro desse guarda-chuva do Piueb. Dentro desse programa, tivemos, neste ano, 11 projetos das áreas do Iceg e temos agregado o pessoal da Língua Portuguesa e da Libras”, explicou a coordenadora do programa, professora Me. Eliamar Ceresoli Rizzon. 

O Piueb envolve os cursos de Física, Geografia, Matemática, Química, Letras - Português e Espanhol. “A importância do evento está em fazer essa conversa informal e avaliar realmente as atividades promovidas pelos projetos que integram o Piueb, sobre um olhar também da entidade parceira”, destacou a coordenadora de extensão do Iceg, professora Me. Mariane Kenip Giareta. 

Para a professora Claudete Terezinha Dal Canton Giacomini, da Escola Fagundes dos Reis, o Projeto Química nas Escolas, que é integrante do Piueb, é importante para os estudantes. “O processo de busca gera um efeito positivo na parceria universidade/escola e se traduz na melhora da qualidade da educação, oferecida para os estudantes da escola básica. Nossos estudantes têm a possibilidade de refletir, analisar e transformar as atividades em aprendizagem e crescimento pessoal”, afirmou.