Cultura

Primeira turma formada em Odontologia pela UPF comemora jubileu de ouro

28/11/2016

17:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Jantar comemorativo foi realizado na sexta-feira (25/11) e reuniu egressos, ex-professores e familiares

A primeira turma formada pelo curso de Odontologia na Universidade de Passo Fundo (UPF) completa neste ano o aniversário de 50 anos da colação de grau. Para comemorar a data, egressos, ex-professores e familiares participaram de jantar na última sexta-feira (25/11), no restaurante Casa Rosada, junto ao Hotel Villa Vergueiro. Durante a noite, os egressos foram homenageados e receberam cópias da ata de formatura de 1966.

As cópias da ata de formatura da primeira turma de Odontologia foram entregues pela vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin. A professora destacou que os egressos cuidam da vida de forma qualificada há mais de 50 anos, tendo em vista que já atuavam durante a formação acadêmica. “Olhamos para trás e vemos um   tempo em que a formação superior na saúde era realidade de poucos na nossa região e em que os serviços eram marcados pela precariedade de ciência e técnica. Era um tempo de dificuldade, de pouco acesso, de poucos cuidadores qualificados. Perceber isso nos faz olhar o passado com mais emoção, porque nele estão escritas trajetórias de coragem e de dedicação”, enfatizou.

Para o egresso José Antônio Casanova, o encontro é motivo de emoção e de sentimento de dever cumprido. “O nosso grupo era de 21 e desde que nos formamos, anualmente nos encontramos”, enfatiza. Sobre o período da faculdade, lembra da luta dos primeiros alunos e professores pelo reconhecimento da Faculdade de Odontologia. “Nossa turma foi muito unida. Sofremos e vencemos juntos”, lembra, ao destacar que todos os egressos sempre buscaram honrar o nome da instituição que os formou.

Também egresso da primeira turma graduada em Odontologia pela UPF, Irno Pretto destacou o bom entrosamento e o esforço dos primeiros professores e alunos na formação. “A faculdade não tinha o que tem de tecnologia hoje, nem os ensinamentos tão modernos, mas os professores nos levavam aos consultórios para que pudéssemos aprender como era o atendimento”, pontuou sobre a dedicação de todos.

O jantar contou ainda com a apresentação do Núcleo Suzuki de Violinos, projeto de Extensão da UPF, durante a abertura das atividades.

INSCREVA-SE