Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: João Lucas da Silva e Raquel Tartas
Projeto proporciona aos estudantes a compreensão de conceitos da física e astronomia
Já imaginou poder mergulhar em uma experiência astronômica pra lá de especial e conhecer um pouco mais dos mistérios do universo? O planetário móvel instalado na Universidade de Passo Fundo (UPF) proporciona esta e outras oportunidades para a comunidade acadêmica e escolar da região, que desenvolve seus conhecimentos acerca da física e astronomia.
O equipamento faz parte do projeto Planetários do Sul, que tem apoio do CNPq e é uma parceria das universidades federais do estado, da UPF e da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O projeto prevê que tais instituições recebam um planetário inflável e itinerante, que fica alguns meses em cada universidade e possibilita o estudo de acadêmicos e professores acerca da astronomia, além de promover visitas à comunidade em geral e instigar o interesse pela ciência.
O planetário instalado no Campus I da UPF está vinculado ao curso de Física e ao projeto de extensão "Ciência, Comunidade e Formação". “O planetário consiste, basicamente, em uma cúpula, em que as pessoas entram e visualizam projeções de imagens do céu e diversas simulações, todas elas direcionadas a conteúdos relacionados à astronomia”, explica o professor Dr. Alisson Cristian Giacomelli.
O professor Bruno Dalpupo é egresso da UPF e leciona física na E.E.E.M. Antonino Xavier e Oliveira, de Passo Fundo. Ele acompanhou algumas turmas da escola na visita ao planetário e comenta como a experiência foi positiva para os estudantes. “Na sala de aula a gente não dispõe de muito recurso tecnológico e muitas ferramentas para mostrar visualmente aos alunos como funciona um planetário, como a gente pode observar escalas, como o sistema solar é disposto, de maneira geral. Então trazer eles no planetário e tirar do ambiente escolar um pouco é uma forma de aproximar eles da astronomia, da divulgação da ciência e também é um evento que se torna um pouco mais atrativo e fica marcado na experiência escolar do estudante”, pontua o professor.
Gabriel Kronbauer é aluno do 1º ano do ensino médio na escola e visitou o planetário com sua turma. Ele diz que o momento foi muito didático para entender os conceitos de física e astronomia que ele aprende em sala de aula. “Foi uma experiência muito valiosa, foi muito interessante ver a projeção do sistema solar e realmente poder ter uma dimensão do tamanho dos planetas em relação ao sol, porque isso a gente sempre estuda, mas a gente não tem como ter uma ideia visual daquilo”, relata o estudante.
Além do planetário, os estudantes podem aproveitar de um espaço temático relacionado à ciência e astronomia para experimentos de física, como o giroscópio, que simula um ambiente de gravidade zero, um sistema mecânico que mostra o movimento dos planetas e outras atividades relacionadas ao tema. O planetário itinerante fica na UPF até o final de outubro e recebe visitas de diversas escolas da região. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @fisicaupf ou pelo e-mail fisica@upf.br.
Notícias relacionadas