Extensão

Performance audiovisual "Sonância do Tempo” será neste sábado na Galeria Estação da Arte

18/10/2021

11:13

Por: Ellen Silveira/MAVRS. Edição: Assessoria de Imprensa

"Sonância do Tempo” traz ao público uma nova proposta: uma performance audiovisual, com fotos do fotógrafo Diogo Zanatta e apresentação do musicista Augusto Baschera. O projeto é uma realização do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VRPPEAC/UPF) e da Galeria Estação da Arte, com o apoio da Prefeitura de Passo Fundo. 

O evento será neste sábado, 23 de outubro, às 19h, na Galeria Estação da Arte, na Gare. Após a performance será aberto um bate-papo com a curadora do projeto, Jessica Colet e os artistas. 

Sobre a performance
A performance traz ao público em sua proposta uma reflexão sobre o tempo, como fala a curadora Jessica Colet em seu texto de abertura. “Em meio a esta multiplicidade de tempos e espaço que se confundem no turbilhão de notícias, imagens e dados diariamente absorvidos, a arte convida a dar uma pausa. Na música, o tempo passa a ser algo organizado: um som depende do momento para iniciar, existir e deixar de existir, o ritmo é a forma musical de organizar os sons e pausas sonoras no tempo”.

Além disso, Jessica também fala da importância da fotografia neste processo. “Paralelamente, a fotografia é detentora do poder único de congelar o instante, preservar o gesto e prolongar o tempo. Através da sensibilidade dos artistas proponentes desta performance audiovisual, voltamos a observar os astros e contemplar a passagem do tempo, observando cada instante, desprendemo-nos do tempo do mundo e mergulhamos no tempo ritmado da composição sonora”, afirma.