Os desafios do geógrafo no século XXI são tema de palestra no curso de Geografia
31/07/2018
14:48
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Camila Guedes
Atividade fez parte do Ciclo de Palestras realizado em comemoração aos 45 anos do curso. Próximo encontro será no dia 31 de agosto
O curso de Geografia da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, na noite dessa segunda-feira, 30 de julho, o quarto encontro do Ciclo de Palestras, realizado em comemoração aos 45 anos do curso. Com o tema “Os desafios do geógrafo no século XXI”, a atividade foi realizada no auditório da Faculdade de Odontologia (FO), Campus I da UPF, com a presença de alunos, professores e egressos do curso. O debate teve a presença dos professores Dr. João Paulo Peres Bezerra (UFFS) e Dra. Juçara Spinelli (UFFS), com a mediação da professora do curso, Claudia Aresi.
A programação tem como objetivo debater com os alunos assuntos pertinentes à graduação e à profissão. De acordo com o professor do curso e um dos organizadores da atividade, professor Claudionei Gengnagel, a ideia de se debater essa temática é justamente em função das várias políticas públicas de esgotamento da licenciatura, do bacharel em Geografia e do geógrafo de um modo geral. “A gente quer conversar sobre isso, debater, discutir esse tema, porque o papel do geógrafo é muito importante na nossa sociedade. A gente não pode diminuir, acabar com esse profissional. Nós trouxemos dois pesquisadores que vão contribuir muito para essa discussão, trazendo desde a questão da legislação até a reflexão sobre qual é o papel desse profissional perante a sociedade. Se não existir geógrafo, que setores da sociedade ficarão desabastecidos de dados, de informações, de conhecimento?”, destacou.
Durante sua fala, a professora Juçara Spinelli falou sobre sua trajetória profissional e também sobre os diferentes campos de atuação do profissional de geografia, destacando que não são poucas as frentes de trabalho, mas que é preciso enxergá-las. “O profissional (geógrafo) precisa estar inserido, comprometido e engajado com as novas realidades, e, claro, não pode deixar de ser cidadão”, disse. Já para o professor João Paulo Peres, o grande desafio do geógrafo do século XXI são as questões ambientais. “Não podemos nos esconder nos livros didáticos e nos esquivar das grandes questões que nos cercam”, afirmou Peres sobre o papel do professor.
Ciclo de Palestras
A programação do Ciclo de Palestras se estende até novembro. O próximo encontro está marcado para o dia 31 de agosto, às 19h20min, também do auditório da FO, com o tema “O agronegócio e a educação ambiental: debates e perspectivas”.
Notícias relacionadas