Ensino

Naduc UPF entrega projeto de biblioteca do Colégio Tiradentes

27/02/2023

17:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário da Universidade de Passo Fundo possibilita a imersão na rotina da profissão

Ao aproximar o acadêmico da vivência profissional, a Universidade de Passo Fundo (UPF), possibilita uma formação ainda mais completa, repleta de experiências práticas e teóricas. Reunindo ensino, pesquisa e extensão, o Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc), vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição, é um destes espaços. Foi nele que, unidos, acadêmicos, profissionais e professores, construíram o anteprojeto para readequação da biblioteca do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo. 

A proposta apresentada visa transformar o ambiente, tornando-o um espaço de destaque na rotina escolar, com ambientes de leitura, estudo, pesquisa e múltiplas atividades vinculadas à tecnologia. Segundo o arquiteto do Núcleo, Luiz Eduardo Lupatini, a readequação representa também uma melhora nas normas de acessibilidade e aspectos luminotécnicos. “Está prevista a readequação da área da atual biblioteca, incorporando ainda espaços que antes serviam como depósito. A ideia é ampliar a área criando assim novos espaços de estudo, de disposição do acervo e a criação de uma área multiuso, além dos tratamentos dos ambientes com novo piso, novos revestimentos, tratamento de cores nas paredes e uso de mobiliário ergonômico”, aponta. 

A colaboração com a escola é a continuação de uma trajetória já iniciada em outras oportunidades. “O Naduc mantém uma parceria com o Colégio há alguns anos. Ao longo desse período já foi executado um projeto para qualificação paisagística de área de convivência externa e também apresentada uma proposta de ampliação da infraestrutura, a qual está em fase de tramitação, e que deve ser implementada nos próximos anos”, pontua o arquiteto que ressalta que a partir da entrega dos anteprojetos, a execução é realizada por empresas, escritórios ou profissionais contratados pela entidade convenente.

Projetos e demandas reais
 

Parceria entre Naduc UPF e Tiradentes


Parte da equipe que desenvolveu o anteprojeto para o Colégio Tiradentes, o estudante do 9º nível de Arquitetura e Urbanismo Alexsandro Zenere, aponta que a oportunidade o aproximou das vivências da futura profissão, além de ensiná-lo a proceder em situações desafiadoras. “Estive presente desde o levantamento inicial onde visitamos o Colégio Tiradentes e conhecemos o espaço onde seria a readequação da biblioteca. A participação de atividades como essa desde o início da graduação tem sua importância para o aprendizado e a formação acadêmica, mostrando ao aluno a vivência e a experiência de como proceder mediante tais desafios”, pontua. 

Prestes a concluir o curso, Zenere já consegue identificar e trabalhar com grande variedade de projetos, algo que atribui a sua atuação no Naduc. “O envolvimento com projetos reais e de demandas reais, demonstra uma prévia do que vai ocorrer no mundo real e com isso aproxima mais o estudante do ambiente profissional. Além do mais, o Naduc não possui uma área específica de atuação e sim uma gama variada de projetos, desde projetos de interiores, a restauração e conservação, urbano, trazendo assim ao acadêmico experiências em diferentes áreas”, conclui.