Geral

Na dúvida de qual profissão escolher? Pesquisa aponta as carreiras mais promissoras em 2022

13/01/2022

09:00

Por: Assessoria de Imprensa

De acordo com professores da Universidade de Passo Fundo, ter uma formação sólida, interdisciplinar e dinâmica é essencial para alcançar cargos requisitados na atualidade

A tecnologia tem avançado ano após ano e traz consigo mudanças significativas para a sociedade. Após o início da pandemia, o uso das ferramentas digitais aumentou consideravelmente, tornando a tecnologia ainda mais aliada das pessoas e uma alternativa necessária para manter os estudos, os negócios e os postos de trabalho. Um levantamento anual realizado pelo PageGroup revela a lista de cargos que estarão em alta em 2022, com destaque para posições ligadas à transformação digital, ao comércio eletrônico, à inovação e ao desenvolvimento.

Pesquisa destaca cargos ligados à transformação digital,
comércio eletrônico, inovação e desenvolvimento.

A pesquisa contempla cargos considerados de alto escalão, média e alta gerência, níveis técnicos e de apoio à gestão, além de terceiros e temporários, com salários que podem chegar até R$ 60 mil por mês. Para quem planeja um novo cargo, emprego ou profissão para este ano, é importante lembrar que a conquista em qualquer uma das áreas mostradas no levantamento requer muito estudo e dedicação por parte destes profissionais, seja por meio de cursos de graduação ou especializações. A Universidade de Passo Fundo (UPF), reconhecida como uma das melhores universidades do mundo, oferece cursos em diversas áreas, sustentados por quatro pilares: ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.

Tecnologia impulsiona oportunidades de emprego 

Para o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UPF, professor Me. Ciro Eduardo Gusatti, a área da tecnologia há um bom tempo tem impulsionado as oportunidades de emprego em vários setores. “Atividades associadas à gestão de redes sociais, de e-commerce, de marketing digital, trabalhos voltados à produção de conteúdo, SEO, tráfego pago, que são os anúncios, na nossa área são muito requisitadas”, afirma ele, ao destacar que frequentemente recebe e-mails de pessoas procurando estudantes da área para trabalhar. 

Recentemente, os cursos da UPF passaram por uma reforma curricular. No curso de Publicidade e Propaganda foram agregadas disciplinas associadas à tecnologia e comunicação digital. “Hoje o acadêmico, por exemplo, tem disciplinas sobre social media, marketing digital, outras mais introdutórias na área da tecnologia e temos, inclusive, opções de disciplinas eletivas associadas à data science, à introdução e desenvolvimento de software, que eram temas que nunca se imaginava no início do curso que pudesse estar presente no nosso currículo”, comenta o professor.

LGPD gerou oportunidade na área Jurídica

Uma outra área ligada à tecnologia e que teve destaque entre as carreiras mais promissoras do ano está ligada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em vigor há pouco tempo, ela trouxe significativas mudanças nas empresas em relação ao tratamento dos dados dos usuários, de modo a reforçar a proteção e segurança das informações. Dessa forma, a necessidade de adaptação das empresas à LGPD fez com que o crescimento nessa área fosse enorme.

“A partir da necessidade de adaptação das empresas à LGPD com foco no adequado tratamento dos dados, implementação de uma política de privacidade,  adaptação de seus contratos, dentre outros aspectos, surgiu a necessidade de um profissional com conhecimento técnico especializado preparado para atender à demanda em conformidade com o que a lei prescreve e de acordo com as particularidades de cada empresa”, afirma o professor do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo, Me. Luciano Migliavacca.

Pandemia acelerou o crescimento da transformação digital

De acordo com o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UPF, professor Dr. Juliano Tonezer, o crescimento do setor da Tecnologia da Informação (TI) tem sido impulsionado, nos últimos anos, pela constante digitalização dos processos produtivos, de gestão, de comunicação e das interações entre os sujeitos.

“O contexto da pandemia acabou acelerando e potencializando este crescimento e transformação digital e, atenta a este cenário, a UPF vem preparando os profissionais para atuarem nessa área através de uma matriz curricular atualizada e sincronizada com as tendências do mercado, permitindo ao estudante a vivência em um ambiente de ensino-aprendizagem diferenciado, com a possibilidade concreta de utilização dos laboratórios, softwares, hardwares e todo o conhecimento disponível na Universidade", pontua Tonezer.

O papel da formação diante de novos espaços de trabalho

A diretora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), professora Dra. Cleide Fátima Moretto, ressalta que a oferta de importantes vagas nas áreas do agronegócio e na saúde, dois setores que estiveram com muito destaque durante a pandemia, evidencia que para atuar nestas áreas bastante aquecidas são necessárias habilidades que podem ser desenvolvidas em muitos outros cursos de graduação. “Vendas, marketing, recursos humanos, logística e finanças são conteúdos desenvolvidos de maneira bastante específica e aprofundada, tanto no curso de Administração de Empresas, de Ciências Contábeis, como de Ciências Econômicas. O ponto fundamental na formação desses cursos é a tomada de decisão. Para tomar decisão é preciso conhecimento, e para além disso, saber como fazer que esse conhecimento possa ser otimizado”, analisa a professora.

Conforme menciona a diretora, é possível perceber a importância de uma formação interdisciplinar, em uma estrutura acadêmica capaz de oferecer habilidades e competências para além do próprio indivíduo e empresas.

“Além das habilidades focadas em cada área, precisamos ter uma estrutura de formação que faça com que esse profissional seja um cidadão capaz de compreender a importância de espaços de diversidade e respeito à natureza, em uma concepção que nós chamamos de economia voltada ao desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, não basta pensarmos apenas na dimensão produtiva, nem só na dimensão ambiental, mas também na dimensão social”, pontua.

A Universidade prepara novidades para os próximos meses, como a implementação da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios, em que haverá a oferta de novos cursos, e união de cursos da Feac com cursos de outras áreas como Agronomia e Medicina Veterinária, a fim de promover a estes dois últimos a oportunidade de pensar em novos produtos, novas formas de fazer e de organizar por meio da pesquisa, do ensino e da extensão.

“Embora os cursos tradicionais passem a impressão de que estão ultrapassados, temos que pensar que estas formações são robustas, tem anos de evidências já comprovadas e que na medida em que o mercado de trabalho, dos bens e produtos se modifica, eles automaticamente internalizam essas mudanças. O que vale para ter essa competência e habilidade que o mercado exige é uma formação mais sólida, moderna, interdisciplinar e que seja bastante dinâmica para absorver estas modificações”, completa a diretora Cleide. 

Confira a lista dos 39 cargos mais promissores para 2022

Agro

1. Cargo: desenvolvedor de software – AgroTechs

2. Cargo: gerente de desenvolvimento de negócios

Digital

3. Cargo: coordenador de mídias e performance

4. Cargo: especialista em SEO

Engenharia e Manufatura + Logística

5. Cargo: gerente de suprimentos Capex (Despesas de Capitais)

6. Cargo: gerente de produção e manutenção

7. Cargo: gerente de logística

Finanças

8. Cargo: product owner (Dono do Produto)

9. Cargo: head (líder) de crédito & cobrança

Jurídico

10. Cargo: gerente jurídico

Marketing

11. Cargo: CMO (Chief Marketing Officer)

12. Cargo: product marketing manager

PCD

13. Cargo: aquisição de talentos – PCD

14. Cargo: analista de Business Intelligence / analista de planejamento comercial – PCD

Recursos Humanos

15. Cargo: gerente de RH Business Partner

16. Cargo: gerente de aquisição de talentos

Saúde

17. Cargo: diretor de operações hospitalar

18. Cargo: diretor comercial - medical devices

19. Cargo: CEO – Hospitais

20. Cargo: médico do trabalho - coordenador

Tecnologia da Informação (TI)

21. Cargo: gerente de Data & Analytics

22. Cargo: gerente de engenharia de software

23. Cargo: desenvolvedor Frontend

24. Cargo: desenvolvedor mobile

Vendas

25. Cargo: executivo de vendas – tecnologias de mídias digitais

TERCEIROS E TEMPORÁRIOS

TI

26. Cargo: PMO/gerente de projetos

27. Cargo: analista de BI/dados

28. Cargo: analista de testes de software

29. Cargo: desenvolvedor/programador

Comercial e Marketing

30. Cargo: consultor comercial

31. Cargo: gerente de contas

Marketing

32. Cargo: analista de marketing

33. Cargo: analista de marketing digital

Finanças

34. Cargo: analista contábil

35. Cargo: analista de planejamento financeiro

Recursos Humanos

36. Cargo: recrutador

37. Cargo: analista de remuneração e benefícios

Saúde

38. Cargo: analista de farmacovigilância

Operações

39. Cargo: analista de serviço ao cliente

Estude na UPF

O Vestibular de Verão UPF inscreve para cerca de 50 cursos de graduação na modalidade presencial e para oito cursos híbridos. É possível ingressar por meio da nota de redação do Enem de 2010 a 2020 ou prova de redação on-line até 11 de fevereiro de 2022. Além disso, as inscrições para o Ingresso Especial também estão abertas até 4 de março: Transferência, Reingresso, Reabertura de matrícula e Seleção simplificada. Confira no site www.upf.br/ingresso os cursos oferecidos e inscreva-se.

Se você já é graduado e quer se tornar especialista em alguma área de interesse, a UPF conta com um portfólio diverso, com mais de 150 opções de cursos de especializações e MBAs nas modalidades presencial, híbrida e on-line. Saiba mais em www.upf.br/pos.

INSCREVA-SE