Modernidade impressa é tema de abertura do Seminário de Artes Visuais e Design Gráfico da UPF
28/03/2017
16:01
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Natália Fávero
Acadêmicos da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF), em especial os alunos dos cursos de Artes Visuais, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, prestigiaram, na noite de segunda-feira, 27 de março, uma palestra sobre “A modernidade impressa: artistas ilustradores da Livraria do Globo – Porto Alegre”, temática que é abordada em um livro da pesquisadora e professora do Instituto de Artes da UFRGS, Paula Ramos. Essa foi a palestra de abertura do Seminário de Artes Visuais e Design Gráfico da FAC. A solenidade contou com a presença do diretor da FAC, Cassiano Cavalheiro Del Ré, da coordenadora do curso de Artes Visuais, Mariane Loch Sbeghen, da coordenadora do curso de Design Gráfico, Margarete Barriquel de Césaro, e da mediadora da palestra, professora Margarida Brandina Pantaleão da Silva. O Seminário segue até o dia 29 de março, sempre a partir das 19h30min, no auditório do LCI, Campus I.
A pesquisadora relatou aos participantes do evento suas investigações feitas ao longo de 15 anos durante o seu mestrado e doutorado na UFRGS em Artes Visuais e que envolvem artistas ilustradores que trabalharam na Seção de Desenho da antiga Livraria do Globo. “Não havia pesquisa sobre isso e a Livraria do Globo foi a segunda maior editora de livro do Brasil entre os anos de 1930 e 1940. Ela tinha um departamento de Design Gráfico, cujo nome era Seção de Desenho”, explicou Paula.
Conforme a pesquisadora, a modernidade visual no Rio Grande do Sul começou pela imagem impressa. “A modernidade visual começou pela gráfica e não pela pintura. Temos uma tradição gráfica fantástica, que é herança da Livraria do Globo. Temos toda uma tradição de pessoas formadas nessa escola”, revelou a professora.
Sobre o livro “A modernidade impressa: artistas ilustradores da Livraria do Globo – Porto Alegre”
O livro aborda a história da Livraria do Globo a partir de sua produção gráfica, enfatizando os artistas ilustradores que trabalharam na legendária Seção de Desenho da empresa, na primeira metade do século XX, sob a gerência do designer alemão Ernst Zeuner (1895-1967). Destacam-se entre os principais nomes do cenário artístico local: Sotero Cosme (1905-1978), João Fahrion (1898-1970), Edgar Koetz (1914-1969), Nelson Boeira Faedrich (1912-1994), João Faria Viana (1905-1975), João Mottini (1923-1990), Roswitha Bitterlich (1920-2015) e Vitório Gheno (1923).
Esses artistas criavam capas, ilustrações, vinhetas, identidades visuais, num trânsito entre artes visuais, artes gráficas e design. Suas imagens, de grafismo irreverente, forte apelo cromático e composições que dialogam com a linguagem dos cartazes, exalam frescor e modernidade e estão entre as mais arrojadas do período, indicando que a modernidade visual iniciou, no Rio Grande do Sul, pela imagem impressa.
Em grande formato (30 x 24 cm), com 656 páginas e 1.368 imagens, o livro tem coordenação editoral, pesquisa e texto de Paula Ramos; produção executiva e produção gráfica de Gilberto Menegaz; reproduções fotográficas de Fabio Del Re e Carlos Stein; projeto gráfico e edição de design de Sandro Fetter, Martino Piccinini e Paula Ramos.
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