Cultura

Recursos da Lei Aldir Blanc promovem acessibilidade em espaços culturais do MAVRS e do Muzar

28/08/2025

16:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Guilherme Severo

Os Museus de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) da Universidade de Passo Fundo (UPF) foram contemplados, por meio do edital de Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), em chamamento público promovido pela Prefeitura de Passo Fundo. Com o apoio financeiro da Lei Aldir Blanc, as instituições irão desenvolver uma série de ações voltadas à promoção da acessibilidade em espaços culturais de visitação.

Entre as iniciativas previstas, está a produção de legendas com descrição, audiodescrição e materiais em braile, com o objetivo de tornar as exposições e conteúdos museológicos mais inclusivos. A proposta busca ampliar o acesso e a participação de diferentes públicos nas experiências culturais oferecidas pelos museus da UPF.

Além das adequações técnicas, também estão previstas para o segundo semestre de 2025 uma série de rodas de conversa e encontros formativos, com foco na discussão sobre acessibilidade em espaços culturais que contam com o apoio e parceria da Diretoria de Desenvolvimento e Formação Acadêmica. As atividades visam sensibilizar gestores, profissionais da cultura, educadores, acadêmicos e o público em geral para a importância de práticas inclusivas e a construção de ambientes mais democráticos e acolhedores.

A ação reforça o compromisso da UPF com a diversidade, inclusão e o fortalecimento da cultura como direito de todos, contribuindo para a democratização do acesso aos bens culturais e a valorização da cidadania.

Mais informações sobre as atividades estarão disponíveis nos canais oficiais dos museus.

Outras ações em parceria 
O Projeto “Fragmentos de uma cidade: arte que se encaixa”, contemplado no chamamento n° público 29/2024 - Política Nacional Aldir Blanc, também contribui com ações educativas, na impressão de jogos de quebra-cabeça, utilizando obras do acervo do MAVRS dos artistas Glauco Pinto de Moraes, Ruth Schneider e Roseli Doleski Pretto.

INSCREVA-SE