Geral

Linux Day ocorre nos dias 28 e 29/08

25/08/2020

10:17

Por: Assessoria de Imprensa

Entusiastas e interessados na cultura do software livre têm uma oportunidade de trocar conhecimentos durante o Linux Day 2020. A atividade é on-line, gratuita, aberta a todos os interessados e ocorre nesta sexta e sábado, 28 e 29 de agosto.

O “desembarque” do Linux no Brasil

Na live de sexta-feira, (28/08), às 19h, será possível conhecer as histórias de usuários e desenvolvedores pioneiros. Participarão o criador do blog e canal DioLinux, Dionatan Simioni, que é usuário Linux e entusiasta do movimento Open Source, e o assessor de Governança no Tribunal de Justiça do RS Frederico Goldschmidt, um dos pioneiros a utilizar Linux no país. 

As histórias da chegada do Linux no Brasil em meados dos anos 1990 e a criação das primeiras distros nacionais estão entre os assuntos a serem abordados.

Para assistir, basta acessar o canal DioLinux nesta sexta-feira (28), às 19h.

Oficinas

No sábado, 29/08, serão realizadas oficinas gratuitas pelo Google Meet. As vagas são limitadas, e os links para as salas serão disponibilizados durante a live do dia 28, no canal DioLinux. Veja os temas das oficinas:

  • Fundamentos de Kotlin para desenvolvimento Android - 9h
  • Criação de interfaces gráficas com Inkscape - 9h
  • Lives e edição de videoaulas com OBS Studio e Kdenlive - 9h
  • Introdução ao desenvolvimento frontend com Vue.js - 9h
  • A arte de instalar o Arch - 13h30min

Perspectivas profissionais em design com Linux

O cenário atual do mercado e as possibilidades de trabalho com Linux e Open Source em Design Gráfico, Publicidade, edição de imagens/vídeos/animação e áreas afins serão assuntos da live do sábado, 29/08, às 15h30min. A live ocorrerá no canal Design & Linux e terá como convidados o publicitário e administrador do portal Desing & Linux, Lungas Ferreira Neto, e o Designer UX/UI na ARCA Mobility e modelador 3D, Nangil Junior.

As atividades são promovidas pelo Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg/UPF) junto com o Programa de Extensão Comunitário Conexões Tecnológicas.

Veja mais informações no site do Linux Day 2020.