Geral

Intercâmbios ajudam estudantes a evoluir no ensino e na carreira

06/02/2024

16:01

Por: Assessoria de Imprensa

UPF e professores auxiliam universitários a participarem de eventos e de processos para bolsas no exterior

Fazer uma graduação vai muito além de estudar para provas ou realizar trabalhos. É importante que o estudante encontre um lugar ideal onde, além das possibilidades tradicionais, também encontre apoio e auxílio para suas demandas, tenha oportunidades para se destacar em vários ambientes e obtenha ajuda para encontrar novas experiências.

Quem estuda na Universidade de Passo Fundo (UPF) encontra uma estrutura aliada a professores que possibilitam que o graduando vá além das suas possibilidades, inclusive em outros países. Foi o que aconteceu com o Henrique Brock Brzezinski, estudante do curso de Música: incentivado por um de seus professores a participar de um festival de música, Henrique acabou ganhando uma bolsa de estudos na Universidade da Geórgia, em Athens, nos Estados Unidos.

A rotina de estudos em um novo país

Henrique é percursionista no seu curso de Música.

 

Para Henrique, estudar nos Estados Unidos tem sido uma experiência transformadora para sua carreira. “Está sendo tudo fantástico, é um lugar diferente, uma cultura diferente, o clima, a estrutura, os professores… é tudo muito incrível”, nos contou empolgado. 

O estudante também afirma que, com essa bolsa de estudos, sua carreira musical será diretamente influenciada e impactada para melhor. “Estar aqui está sendo ótimo. Conheci professores muito legais, as aulas também funcionam em outro ritmo. A cidade é linda, estou aproveitando ao máximo. Com certeza vai agregar muito na minha vida e na minha música”, finalizou.

Como ele conseguiu este intercâmbio?

Para conseguir a bolsa de estudos na Geórgia, Henrique participou de uma seletiva durante um festival de música. Incentivado pelo professor Me. Márcio Luiz Tólio, docente dos cursos de Música licenciatura e bacharelado, o estudante participou do Festival de Inverno de Vale Vêneto, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O professor explica como funciona para ser um estudante de intercâmbio na Geórgia. “Os alunos se inscrevem para o festival e, durante as comemorações, abrem as seletivas para concorrer às bolsas por meio de uma prova. Incentivei o Henrique a fazer a prova e ele acabou sendo selecionado na classe de Percussão, ficando em primeiro lugar na categoria”, nos contou Márcio.

Estudar na UPF é a chance para transformar sua carreira

Fazer uma graduação em uma universidade de qualidade é a chance para ter variadas novas experiências no ensino e na carreira. Quem deseja tudo isso e ter as mesmas chances do Henrique pode se inscrever no Vestibular de Verão da UPF, que, além da graduação em Música, também oferta outras mais de 50 opções de cursos.

As inscrições são feitas no site upf.br/ingresso. São diversas formas de ingresso, como prova de redação on-line, nota da redação do Enem, transferência e reingresso, além de uma extensa oferta de bolsas e financiamentos.