Geral

“Cerimônia do Jaleco” marca início da graduação para novos estudantes de Medicina Veterinária

19/03/2024

15:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo

Evento contou com a presença de 36 novos ingressantes do curso

Os ritos do início de um curso de graduação são sempre comemorados para integrar os novos estudantes com o mundo acadêmico. Nessa segunda, 18 de março, o curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu a Cerimônia do Jaleco, evento que marca a importância da atuação do médico veterinário àqueles que estão iniciando o primeiro nível do curso.

Realizado no auditório do prédio O6 da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios (ESAN), a Cerimônia do Jaleco reuniu 36 ingressantes do primeiro semestre de 2024 do curso de Medicina Veterinária, que receberam seus jalecos entregues por veteranos do 9º nível, junto com seus professores. 

Na foto, estudantes do nivel I do curso junto com veteranos e professores.

 

Com o jaleco, a responsabilidade com a vida animal e humana aumenta na medida em que os calouros reconhecem a importância da profissão em que escolheram seguir. Segundo a professora Dra. Cleide Moretto, diretora da ESAN, o estudante, ao vestir o jaleco, tem o compromisso com a seriedade. “Na hora em que o estudante for fazer um atendimento, ele terá de ter toda a responsabilidade com o animal, com os princípios éticos e com a sanidade. Por isso entregamos estes jalecos, para que já se sintam responsáveis no primeiro semestre do curso”, nos contou Cleide.

De acordo com o coordenador do curso, professor Dr. Carlos Bondan, a cerimônia é uma forma simbólica de entregar um item de uso diário aos futuros profissionais. “Esse é o vestuário de trabalho do dia a dia do veterinário, que é o jaleco. Eles [os estudantes] usarão o jaleco em várias disciplinas do curso, e a gente usa esse momento para integrar os alunos com o nosso corpo docente, com os colegas e com a estrutura da Universidade”, explica o professor.

Cerimônia faz parte do sonho da profissão

As festividades de início de semestre sempre acompanham os cursos de graduação na UPF. Entre os novos estudantes de Medicina Veterinária estava Maria Eduarda Deggeroni, de 18 anos, que veio de Barão de Cotegipe, no norte gaúcho. “Esse foi um momento muito especial porque iniciou a minha trajetória como médica veterinária. Não só minha, mas dos meus colegas também”, nos contou a estudante.

A futura médica veterinária diz estar materializando um sonho que ficou em seu imaginário por muito tempo. “Sempre foi meu sonho cursar Medicina Veterinária. Hoje eu estou com minha família aqui, e está sendo um momento muito bonito. Vejo que a gente [estudantes] está iniciando essa trajetória e eles nos acompanharam até essa etapa para que fosse possível”, disse Maria Eduarda.