Extensão

Inscrições abertas para o curso de Cirurgia e Anestesia a Campo em Equinos

21/02/2020

14:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Até o dia 11 de setembro, profissionais dá área da Medicina Veterinária podem se inscrever para o curso de extensão Cirurgia e Anestesia a Campo em Equinos. Com programação teórica e prática, a atividade ocorre de 18 a 20 de setembro, no Hospital Veterinário, Campus I da Universidade de Passo Fundo. As inscrições devem ser feitas aqui.

De acordo com os organizadores do curso, a cirurgia e anestesiologia em equinos compreende uma ampla gama de conhecimentos. Contudo, os cursos de graduação visam à formação básica do profissional com perfil generalista e não proporcionam este conhecimento de forma mais profunda, pois o tempo é limitado e precisa ser dividido entre as outras especialidades da medicina veterinária. Pensando em complementar a formação e visando atender a demanda dos profissionais e acadêmicos que, cada vez mais, procuram o aperfeiçoamento nas mais distintas áreas da medicina veterinária, principalmente na especialidade da cirurgia, foi desenvolvido o curso.

Objetivos e funcionamento
Entre os objetivos do curso estão a abordagem das principais técnicas anestésicas a campo em equinos, bem como as principais técnicas cirúrgicas envolvendo os sistemas reprodutor, locomotor, respiratório e tegumentar que são realizadas a campo em equinos. Os encontros também visam capacitar a pratica de cirurgias sob anestesia dissociativa e local por meio de técnicas seguras, sistematizando, desde o preparo pré-operatório, diagnóstico e planejamento, até a realização da cirurgia, visando alcançar eficiência e resultados superiores, prevenindo acidentes e complicações.

Ao todo serão 16 horas de teoria, embasados na evidencia científica atual e casos reais de rotina abordando o conteúdo por meio de aulas expositivas. A parte prática será de 8 horas com cirurgias e anestesia em pacientes que necessitam passar por procedimentos cirúrgicos eletivos. Também serão utilizadas peças anatômicas para treinamento de técnicas cirúrgicas em membros e cabeça.

A programação da turma teórica inicia na sexta-feira, pela manhã, com os temas Cirurgia Segura, Anestesia a campo em equinos e Anestesia loco regional voltada a procedimentos cirúrgicos. À tarde, os tópicos serão Manejo e reparação de lesões de tecidos moles (lábios, língua), Cirurgia da cavidade nasal e dos seios paranasais, Orquiectomia e Episioplastias.

No sábado, pela manhã, os temas serão Criptorquidectomia, Ovariectomia e Herniorrafia umbilical. À tarde, estarão em pauta Neurectomia digital palmar/plantar, Desmotomia do ligamento anular palmar, Tenotomias, Tenomiectomia do tendão extensor digital lateral e Desmotomia do ligamento patelar medial. Já a turma prática ocorre no domingo. Pela manhã, os tópicos serão Orquiectomia, Criptorquidectomia e Ressecção de massas tumorais. À tarde, serão tratados Episioplastia e Treinamento em peças anatômicas (membros e cabeça).