Notícias UPF

Inscrições abertas para Jornadas Nacional e Regional de Educação Matemática

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Reprodução/UPF

Professores da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes de graduação e pós-graduação e outros profissionais estão convidados a participar

A VIII Jornada Nacional de Educação Matemática e a XXI Jornada Regional de Educação Matemática estão com inscrições abertas. Promovidos pelo Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) e pelo curso de Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF), os eventos acontecerão de 30 de setembro a 2 de outubro, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I.

Professores da Educação Básica e do Ensino Superior, acadêmicos de graduação e pós-graduação e outros profissionais podem se inscrever no link. Neste ano, o tema das Jornadas é “Educação Matemática: identidade em tempos de mudanças”.

A programação é constituída por diversas atividades, como sessão de pôsteres, momento cultural, minicursos, diálogos educacionais, palestras e conferências. A sessão solene de abertura está marcada para o dia 30 de setembro, às 19h. Logo após, às 19h45min, ocorre a conferência “A disputa em torno da identidade da escola: dois currículos e duas pedagogias em oposição”, com o professor Dr. José Carlos Libâneo (PUC/GO). As demais ações previstas podem ser conferidas aqui.

As Jornadas
As Jornadas Nacional e Regional de Educação Matemática objetivam constituir um espaço privilegiado, onde professores, acadêmicos, pesquisadores e interessados em educação matemática possam socializar práticas pedagógicas, estudos acadêmicos, questionamentos e experiências, com a intenção de prover, aos participantes, condições teóricas e práticas para possíveis intervenções, principalmente em sala de aula, na intenção de qualificar o processo de ensino de matemática, bem como de sua aprendizagem. Os eventos, que recebem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da UPF e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, têm se constituído como um espaço de reflexão e de trocas de experiências pedagógicas referentes à educação matemática entre grupos de pesquisadores, docentes e acadêmicos.

Além disso, as Jornadas contribuem com a tomada de decisões quanto à prática pedagógica e à pesquisa em consonância com a dinâmica da sociedade moderna, buscando a melhoria da educação e ampliando sua eficiência em relação ao ensino e aprendizagem da matemática. E, especificamente para os professores dos cursos de licenciatura em Matemática, as atividades constituem-se em uma forma de educação continuada, proporcionando o diálogo entre educadores matemáticos e o fortalecimento desses cursos e da própria área de Educação Matemática.

Mais informações podem ser obtidas no site das Jornadas.