Ensino

Inscrições abertas: cursos na área da saúde capacitam profissionais por meio da simulação realística

25/04/2022

16:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Formações oferecidas pela UPF são voltadas para profissionais e acadêmicos e têm certificações válidas pela AHA e AMIB

Contribuir com a qualificação de profissionais e estudantes da área da saúde de Passo Fundo e região está entre os propósitos dos cursos ofertados pelo Centro de Simulação Realística da Universidade de Passo Fundo (CSR/UPF). As capacitações possuem certificações válidas pela American Heart Association (AHA) e Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

Ao todo, são cinco formações presenciais que estão em fase final de inscrições, voltadas a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, técnicos em segurança do trabalho, fisioterapeutas, educadores físicos e dentistas, além de estudantes destas áreas.

Conheça os cursos desenvolvidos pelo CSR:

Suporte Avançado de Vida Cardiovascular – ACLS

Desenvolvido para profissionais de saúde que dirigem ou participam do manejo de parada cardiorrespiratória ou outras emergências cardiovasculares. O curso busca capacitar profissionais da área da saúde e acadêmicos, com base nas últimas diretrizes da AHA, a identificarem e reverterem situações com risco de vida imediato, relacionada a problemas ventilatórios e circulatórios, por meio de imersão teórica e prática em ambiente de simulação realística e tecnologias de alta complexidade para simular cenários clínicos e replicar experiências da vida real.

Período de realização do curso: 30 de abril, das 8h às 12h e das 13h às 20h, e 1º de maio, das 9h às 11h30min, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 27/04, AQUI

Suporte Básico de Vida – BLS

É um treinamento individual e de equipes com o intuito de reduzir a morte e a incapacitação por doenças cardiovasculares. Esse curso irá focar conceitos importantes de suporte básico de vida adulto e pediátrico, bem como nos fundamentos para salvar vidas após parada cardiorrespiratória e em casos de emergência, preparando os profissionais para dominar o assunto e adquirir segurança na abordagem à vítima.

Período de realização do curso: 28 de abril, das 8h às 12h30min, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 26/04, AQUI

Suporte Avançado de Vida em Pediatria – PALS

Um curso para aprender métodos importantes de avaliação sistemática do paciente pediátrico por meio de uma série de emergências pediátricas simuladas que ajudam a ensinar uma abordagem sistemática para avaliação pediátrica, suporte básico de vida, algoritmos de tratamento, ressuscitação eficaz e dinâmica de equipe. O treinamento é baseado na simulação de situações reais em práticas, nas quais os profissionais podem aprimorar suas habilidades técnicas e pessoais.

Período de realização do curso: 7 de maio, das 8h às 12h e das 13h às 20h, e 8 de maio, das 9h às 11h30min, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 04/05, AQUI

Via Aérea Difícil: Intubação e Suporte Ventilatório

O manuseio inadequado da via aérea, principalmente em situações de urgência, é causa frequente de complicações graves ao paciente. Dessa forma, todo médico que atende pacientes graves deve estar fortemente habilitado a enfrentar essas situações difíceis e de enorme complexidade. O curso de Via Aérea Difícil prepara os profissionais para agirem com segurança e agilidade nestes casos, sob protocolos que salvam.

Período de realização do curso: 7 de maio, das 8h às 12h30min, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 04/05, AQUI

Cateter Central de Inserção Periférica – PICC

O curso visa habilitar médicos e enfermeiros para inserção, manutenção e retirada do CCIP (cateter central inserção periférica), no adulto e na criança em módulo básico e avançado, tendo em vista as boas práticas e a segurança do paciente. O aluno terá oportunidade de manusear diversos tipos de cateteres e realizar treinamento de inserção em simuladores para praticar a avaliação da rede venosa.

Período de realização do curso: 14 de maio, das 8h às 12h e das 13h às 18h, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 04/05, AQUI